Gestão de suprimentos é uma expressão relativamente nova que vem crescendo no ambiente da indústria e distribuição. Alguns encaram como uma missão mais simplificada do que realmente é.
Preparamos um post para você saber tudo sobre a gestão de suprimentos e descobrir como fazer para melhorá-la em sua empresa. Vamos lá?
O que é gestão de suprimentos?
A gestão da cadeia de suprimentos é o gerenciamento que se faz do funcionamento de uma indústria ou distribuidora – controlando os processos de ponta a ponta. Muitos afirmam que, na gestão de suprimentos, o cuidado é puramente logístico.
Mas estão enganados. Pense que um produto só chega ao cliente final depois de muitos processos internos na empresa e fora dela, também (fornecedores e empresas de entregas – como os Correios, por exemplo).
Portanto, a gestão de suprimentos abrange estratégia, adoção de políticas de conformidade e o próprio trabalho de integração de processos e de setores. E isso é muito mais complexo do que parece ser.
Quais pontos da gestão da cadeia de suprimentos você nunca deve negligenciar?
1. Ter bons processos de logística
Comprar, vender, entregar… A gestão da cadeia de suprimentos é quase um jogo de dominó. Uma peça leva a outra em uma relação de interdependência, na qual uma é fundamental para a existência da outra. Para gerenciar tudo isso, bons processos – definidos e estruturados – são necessários.
2. Catálogo de fornecedores
O catálogo de fornecedores é uma ferramenta que você deve ter para ter sempre várias opções ao fazer compras. Ele é a garantia de que você jamais vai ficar sem tudo o que precisa. Já pensou nisso?
3. Confiança nos fornecedores
Confiar nos fornecedores e ter abertura para negociações é fundamental. Isso está interligado com o tópico anterior. Ter uma relação de confiança com fornecedores garante que você tenha o melhor custo-benefício nas compras de insumos e matéria-prima.
4. Compra de materiais e insumos
É um dos principais pilares da gestão de suprimentos. Você deve ter um processo pré-definido para compra de materiais e insumos. Comece por um calendário fixo – baseado no estoque mínimo de segurança -, que vai permitir que você acabe com desperdício e seu outro extremo: a falta de produtos e materiais para produção.
5. Fabricação dos produtos
Os produtos estão sendo fabricados com bons processos, sem gargalos, sem nenhum tipo de problema e na máxima frequência que sua indústria é capaz? Ter controle sobre isso é um dos principais cuidados da gestão de suprimentos.
6. Gestão de utilização do material
Fazer a gestão da matéria-prima e a capacidade de produção é fundamental para a gestão de suprimentos. Se você não tiver esse controle, algo no seu trabalho está errado e há motivos de sobra para se preocupar.
7. Coordenar a tríade da gestão do estoque industrial
Essa tríade industrial é composta por fornecedores, transportadores e clientes. Nenhum desses agentes deve ser ignorado nos processos de gestão de suprimentos – pois todos são parte importante no equilíbrio de tudo.
8. Comunicação interna
Zele para que a comunicação interna funcione. Só assim você terá a certeza de um bom trabalho de gestão de suprimentos sendo bem realizado quando se certificar de que não falta nada para nenhum setor – e todos têm plenas condições de fazer o seu trabalho.
9. Ter gestão apurada no setor
O profissional desta área deve ser multitarefas e ter muita facilidade com multidisciplinaridade. Isso porque a gestão de suprimentos engloba vendas, logística, jurídico, operacional, etc.
10. Ter visão global da empresa
É quase uma continuação do tópico acima. É importante que o gestor de suprimentos tenha uma visão global da empresa porque o seu trabalho é especificamente olhar o processo de ponta a ponta.
Preparado para a mudança?
Agora que você já leu sobre gestão de suprimentos, CLIQUE AQUI e conheça a ferramenta que vai transformar a maneira como este setor existe na sua empresa.
A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.