Postado em

Recolocação profissional: Carta para o estagiário que fui há 20 anos

Sidicom

|

agosto 4, 2017

Eu começo essa carta afirmando que, sem dúvida nenhuma, você é uma pessoa muito inteligente. Mas hoje percebo que você utiliza sua perspicácia de maneira muito equivocada. Eu faço isso porque me baseio na nítida noção de que eu deveria

Eu começo essa carta afirmando que, sem dúvida nenhuma, você é uma pessoa muito inteligente. Mas hoje percebo que você utiliza sua perspicácia de maneira muito equivocada. Eu faço isso porque me baseio na nítida noção de que eu deveria ter me preparado e me dedicado mais à minha carreira quando tinha sua idade. Esta simples atitude facilitaria, em qualquer tempo, minha recolocação profissional que tanto me faz perder o sono atualmente.

Posso adiantar que, apesar da vontade de desistir, você concluirá a faculdade. Sou um administrador. Tenho 38 anos agora. Muita coisa mudou.

Uma recolocação profissional é o que eu busco sem sucesso desde que perdi o emprego, há um ano.

Tal qual quando eu tinha sua idade, ainda não vivemos em um país economicamente seguro e estável. Isso dificulta muitas coisas para pessoas como eu.

Demissões assustam

Sem aviso prévio, o mercado financeiro entra em colapso e começamos a ser demitidos, repentinamente. Não todos: eles dizem que são os menos preparados.

O que é ser menos preparado? É não fazer networking e não investir na carreira.  

O resultado disso é uma grande reação em cadeia:

Os empresários ficam assustados e cortam gasto em pessoal. Os preços do supermercado sobem desenfreadamente. A pobreza do país aumenta. O desemprego atinge níveis assustadores.


Você também pode se interessar por estes posts:

Como aumentar a autoconfiança: dicas de sucesso para gestores*

Como ser um líder bem sucedido? Tudo o que você precisa saber para engajar sua equipe

Melhorar o desempenho no trabalho: aprenda a aumentar seu índice de produtividade


E o mercado de trabalho vira “selva”

Quando falo “selva”, refiro-me no sentido de que é um “Deus nos Acuda” ou então um “Salve-se quem puder” para todos os lados.

Se você pudesse ler a carta que estou escrevendo, você deveria fazer muita coisa diferente do que está fazendo. Principalmente porque você tem ânsia de viver o presente, mas é um jovem muito despreocupado com o futuro.

Faça cursos. Pesquise sobre sua carreira. Busque crescer. Invista em preparações. E conheça pessoas da sua área para trocar ideias.

Ouça a voz da razão para sua recolocação profissional

Você, enquanto futuro administrador, precisa ter expertise em fazer o que faz e dominar muitas técnicas de gestão e administração.

Tenha paciência para olhar ao redor e ver quantos de seus colegas estão investindo na carreira, com um planejamento sólido, com vontade de alavancar.

Posso assegurar que muitos deles, hoje, estão melhor posicionados que você (neste caso, eu).     


A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.  

Posts similares

Veja como a PMI Brasil, importadora, exportadora e distribuidora de dispositivos médicos, tem no ERP Sidicom total amparo tecnológico.

Conheça as tendências de gestão empresarial que todo empresário ou gestor de negócios deve prestar atenção em 2025.

Distribuidora de produtos laboratoriais para análises clínicas conta com o sistema da Sidicom para rastrear produtos controlados e fazer gestão

Assine nossa newsletter para receber as últimas atualizações e notícias

Periodicamente pesquisamos e compartilhamoes os melhores conteúdos de gestão e negócios diretamente em seu e-mail.
Fique tranquilo, nunca enviamos spam 🙂

Precisa de ajuda?