Saber delegar tarefas é uma grande missão da gestão estratégica. Pois, à medida que a empresa vai crescendo, distribuir tarefas é uma necessidade.
De qualquer forma, essa é uma tarefa difícil para determinados perfis de gestores. Nós reunimos algumas dicas para melhorar a sua gestão estratégica e aprender a delegar.
Descubra como delegar tarefas e melhorar sua gestão estratégica:
1. Crie processos pensando em delegar
Elabore processos executáveis por qualquer pessoa. Não resolve nada desenvolver processos que só você entende e só você será capaz de fazer. Não se transforme no gargalo da equipe.
2. Mantenha tudo organizado
Ao delegar tarefas, é fundamental que as pessoas tenham as mínimas condições para fazer o que você pediu – isso faz parte da gestão estratégica. Para isso, tenha sempre tudo organizado. Certifique-se de que você fez o mínimo preparando tudo para que essa pessoa possa trabalhar.
3. Controle demandas e entregas
Para controlar se tudo está correndo bem, elabore um método de controle simples ou use ferramentas específicas para isso. Lembre sempre que é para DELEGAR e não deLARGAR… Prefira um sistema no qual você pode ter uma visão global de tudo o que foi solicitado e status da tarefa. Busque algumas ferramentas que permitem isso (um deles é o Trello que, mesmo na versão free, tem muitos recursos).
4. Cultive a cultura da confiança
Você confia que seu time é capaz de executar as tarefas como você faria. Para isso, observe-os antes de delegar e se certifique de que são capazes. Caso não aconteça dessa forma, cobre a entrega. Exerça sua gestão estratégica.
5. Faça de sua equipe uma rede de cooperação mútua
Postura individualista nunca garante bom resultado. Por isso, estimule sua equipe a trocar apoio na execução das tarefas – até apoio moral. Tudo vai ser mais prazeroso e produtivo e sua equipe vai se sentir segura.
Por que é importante delegar tarefas?
Delegar é incumbir a um terceiro a realização de uma tarefa que você deveria executar. É ser gestor de uma equipe e saber ocupar a cada um deles – dentro de suas habilidades – para que eles desempenhem um projeto ou processo.
“Delegar tarefas é contar com ajuda, todo mundo gosta de ser ajudado… É muito fácil!”
Não é tão fácil assim. Delegar tarefas é uma das principais dores de gestores de empresas em pleno crescimento e um dos principais aprendizados da gestão estratégica. Porque, muitas vezes, o gestor costuma concentrar atribuições ou não confia na equipe.
Mas é necessário aprender: chega um determinado momento em que a empresa não consegue mais manter seus prazos, por exemplo, se gestores não souberem delegar.
Delegar tarefas também faz com que o engajamento entre os colaboradores cresçam. Representa ganhos em autoconfiança e ajuda a descobrir verdadeiros líderes.
E sobre engajamento, você sabe engajar seus colaboradores?
Você leu sobre delegar tarefas. Mas e quando o assunto é engajar colaboradores, você sabe tudo sobre o assunto?
Sabia que um dos principais problemas da falta de engajamento é a ausência dos colaboradores, que começam a não comparecer ao trabalho com frequência por, simplesmente, não terem vontade de trabalhar?
Nós preparamos um material GRÁTIS para você baixar saber tudo sobre o assunto. Basta clicar no banner abaixo.
A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.