Você já parou para pensar o quanto faz falta um controle no fluxo de estoque? Seja para barrar o desperdício ou ter um cronograma do processo de compras, fazer uma gestão completa de estoque e armazenagem é fundamental…
Caso contrário, a empresa – como um todo – não sobrevive.
A negligência existe, sim.
Há, no entanto, muitos gestores que negligenciam a gestão de estoque e armazenagem. Acreditam que manter um galpão com muitos produtos (às vezes, eles esqueceram que tudo aquilo está lá) é o suficiente.
Bem, não é o suficiente.
Como saber se você está no time dos que precisam de ajuda com a gestão de estoque e armazenagem?

1 – Você tem um estoque tão grande que nem sabe o que tem lá!
Você vende um produto que não sabe se ainda tem no estoque. Inclusive (por via das dúvidas) é melhor anotar para comprar novamente.
Depois, você descobre que ainda tinha e olha só: o prazo de validade está vencido. Vai descartar aquele lote e torcer muito para que este novo, que você acabou de comprar, chegue rápido para poder fazer a entrega.
E espera ter mais sorte na próxima vez em que vender um produto.
Essa é uma realidade assustadora. No entanto, é a realidade de várias empresas. Você sabe: material em estoque é dinheiro parado. E é assustador que você não saiba quanto dinheiro você tem lá.
Para acabar com esse problema, trabalhe com a sistemática do estoque mínimo. E tenha um cronograma fixo de compra. Isso é possível ao fazer um controle correto da periodicidade de compra e venda dos produtos. Mantenha sempre o nível do estoque equilibrado entre aquisição/estoque/venda.
Estabelecer um equilíbrio entre compra e venda significa reduzir ao máximo as quantidades de produto estocadas. O que isso quer dizer? Diminuir a imobilização do capital de giro (dinheiro parado) e os processos. Se você precisa de ajuda com isso, nós temos a solução perfeita. Clique aqui.
2 – Você usa planilha para controlar o fluxo do estoque!
Esta é outra situação bastante comum. Ora, nós sabemos que elas já foram muito úteis. Mas isso foi há um tempo. É necessário permitir que a sua empresa cresça.
Muitos são os gestores que se perguntam o porquê de as planilhas não servirem mais. Elas servem, sim. Para empresas de pequeno porte.
A partir do momento em que você cresce um pouco, fica difícil fazer qualquer tipo de controle à mão. Porque é muito alto o risco de o colaborador responsável ficar sobrecarregado e cometer erros.
Anotar dados em uma planilha é uma tarefa que você pode automatizar facilmente. Além disso, vai ter ganhos em capital humano, pois vai estar aproveitando muito melhor as habilidades de seu colaborador.
3 – Você tenta a todo o tempo, mas não consegue eliminar as perdas…
Você tentou vários métodos e… Infelizmente, ainda sofre com perda de produtos e a avaria. Em seu estoque, há sumiço inexplicado de produtos mas você acha que é uma situação normal.
Além disso, não há como ter controle das compras e dos prazos de validade. Porque, afinal, às vezes o balanço não é lá tão preciso. O que você não parece é que, alimentando esse ciclo, aceita consequências como o desperdício, por exemplo.
Abandone o ciclo de perdas com ERP S4 da Sidicom!
Contar com um sistema automatizado de gestão de estoque é o investimento para acabar com todos esses problemas de uma só vez.
- manter um sistema informatizado de conferência padrão;
- manter um cronograma fixo de compra com base no estoque mínimo;
- manter um rígido controle sobre o fluxo de estoque;
Tudo isso é possível com o ERP S4 da Sidicom. Só ele permite que você organize toda a bagunça do estoque, garantindo melhores resultados no processo de compra e venda e aumentando sua LUCRATIVIDADE. Clique AQUI para pedir demonstração.