Postado em

Como o Software de gestão impediu que minha empresa falisse

admin

|

agosto 25, 2017

Compras desnecessárias. Estoque transbordando e dando desperdício. Mercadorias que vendem bem em falta. Bagunça. Obsolescência dos produtos. Problemas com o capital de giro, inexatidão na margem de lucro… Enfim, minha distribuidora estava com muitos problemas. Cenário caótico e desesperador. Eu

Compras desnecessárias. Estoque transbordando e dando desperdício. Mercadorias que vendem bem em falta. Bagunça. Obsolescência dos produtos. Problemas com o capital de giro, inexatidão na margem de lucro… Enfim, minha distribuidora estava com muitos problemas. Cenário caótico e desesperador. Eu não tinha a menor ideia sobre o que fazer e estava caminhando para a bancarrota. Eu não sabia que precisava de um software de gestão.

Foi meu vizinho quem me falou sobre o software de gestão.  

Eu fui pesquisar a respeito. Logo me dei conta de que, talvez, a adoção de um software de gestão pudesse resolver tudo de forma simples e inteligente. Percebi que eu precisava organizar e conduzir processos,  tal qual um software de gestão poderia fazer.

Precisava de ferramentas que me ajudassem a recuperar o controle da empresa, que me ajudasse com a organização. Além disso, precisava monitorar o fluxo de entrada e saída de produtos, fixar um processo de compra e venda, ter dados para acompanhamento da margem de lucro e estabelecer processos e estruturasse o funcionamento da empresa. Tudo que o software de gestão podia fazer por mim.

   


Você também pode se interessar por estes posts:

Perguntas e respostas sobre software de gestão empresarial

ERP para distribuidores de produtos hospitalares: 10 melhorias proporcionadas por um software de gestão

Melhor software de gestão empresarial: entenda como o ERP funciona na prática


  1. Controle das informações

O grande desafio para mim era ter controle do fluxo de produtos do meu estabelecimento. Controlar toda a movimentação se torna impossível quando você utiliza meios manuais de organização que, de tão complexos e pouco funcionais, chegam a ser arcaicos. Eu fazia isso.

Um software para gestão reúne todas as informações num único lugar: controle de vendas, acompanhamento de metas, registro do fluxo de mercadoria do estoque — separado por lotes, data de validade, quantidades, características e demais informações. A partir disso, é possível gerar relatórios gerenciais e ter um panorama do andamento das operações para diagnosticar possíveis falhas.

  1. Centralizamos o controle de todas as áreas

A possibilidade de integração entre áreas da empresa foi o que eu mais gostei quando adotei um software de gestão. A movimentação era controlada de forma autônoma e isso me poupou de vários problemas. Como certa feita quando, antes de ter o ERP, minha esposa efetuou uma venda e, na hora de buscar o produto, verificou que não tínhamos.

  1. – Perdi uma venda.
  2. – Perdi um cliente.  

Eu tinha este tipo de incômodo com frequência. O ERP S4 terminou com ele e com vários outros, também.

  1. Passamos a aproveitar melhor o tempo e a força de trabalho

Todas as operações de entrada e saída de mercadorias do estoque passaram a ser controladas automaticamente com a adoção de um software de gestão empresarial. Era esforço e tempo poupados. Hoje temos um processo inteligente e eficaz: não precisamos mais passar horas tentando saber o que precisamos repor no estoque, o sistema nos avisa o que é necessário comprar já que ele calcula a demanda (média das vendas) e sabe o que realmente a distribuidora tem ou não.

  1. Facilitou processos financeiros e fiscais

Mas o ERP vai muito além de manter o controle das mercadorias que entram e saem: ele também facilita processos financeiros e fiscais, pois realiza o cálculo dos impostos, emissão de nota fiscal e boletos, acompanha o fluxo de caixa, contas a pagar e a receber e sabe exatamente o “nível” do capital de giro, evitando surpresas desagradáveis referentes a falta de dinheiro para manter as atividades.

Um dia eu olhei tudo funcionando bem. A distribuidora estava automatizada, os funcionários engajados nas novas ferramentas. Contemplei. Voltamos aos tempos de bonança com o ERP!


A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.  

Posts similares

Distribuidora de produtos laboratoriais para análises clínicas conta com o sistema da Sidicom para rastrear produtos controlados e fazer gestão

Farmacêutico responsável técnico da Cristal Distribuidora explica como o ERP Sidicom proporciona rastreabilidade e conformidade legal.

Confira algumas dicas para iniciar a implementação do e-commerce B2B em sua empresa e potencializar vendas e receitas.

Assine nossa newsletter para receber as últimas atualizações e notícias

Periodicamente pesquisamos e compartilhamoes os melhores conteúdos de gestão e negócios diretamente em seu e-mail.
Fique tranquilo, nunca enviamos spam 🙂

Precisa de ajuda?