Entenda o que vai mover os negócios ao longo deste ano.
O ano de 2023 será marcado por juros altos, pressão inflacionária e progressão lenta da macroeconomia. Isso em todo o mundo, conforme aponta um extenso estudo da Forrester Research.
Não significa que não haverá espaço para crescimento. Pelo contrário, as empresas que se prepararem e buscarem diferenciação tenderão a seguir avançando — em vendas, faturamento e lucratividade.
Pensando nisso, trazemos algumas tendências que os gestores de negócios de todos os portes e nos mais variados segmentos do mercado precisam acompanhar. Confira, a seguir!
1. Marketplaces para expandir as vendas
Já responsáveis por 78% das vendas virtuais no Brasil, os marketplaces devem ganhar ainda mais espaço no próximo ano. Eles, que reúnem diversos fornecedores em uma única plataforma, dão aos compradores (B2C e B2B), a opção de comprar diferentes produtos e/ou serviços em uma única transação.
E tem mais: em torno de 18,7 bilhões de dólares devem ser movimentados globalmente em lojas virtuais e plataformas de marketplaces até 2027, segundo levantamento da Astute Analytica.
Dica: avalie a possibilidade de entrar em um marketplace para ter um canal que leva suas ofertas a compradores que, de outra maneira, não alcançaria tão facilmente.
→ Quer saber como integrar as plataformas de vendas online com o ERP Sidicom para ter estoques, finanças e outros controles em um único ambiente? Confira a gravação do webinar que realizamos recentemente:
2. Gestão financeira ainda mais criteriosa
Com um cenário macroeconômico hostil, as empresas que melhor refinarem sua gestão financeira tenderão a garantir melhor lucratividade. Isso tanto do ponto de vista de economizar dinheiro quanto do corte de custos operacionais para aumentar as margens de lucro.
Dica: Invista na automação da área de finanças e também nas habilidades analíticas dos profissionais do departamento.
→ Veja também:
- Dicas de gestão financeira em vídeo: da redução da inadimplência ao balancete;
- Melhore a produtividade da área de finanças com automação e análise de dados.
3. Comunicação ágil com compradores mais exigentes
Com a plataformizaçāo das transações comerciais, consumidores e compradores corporativos estão cada vez mais exigentes. Eles requerem contatos mais ágeis e eficientes com seus fornecedores, tendo pouquíssima paciência para longas esperas por respostas.
Dica: ajuste os canais de comunicação e atendimento; não tenha receio de usar WhatsApp e outras formas de interação rápida — sem esquecer da atenção humanizada, gentil e prestativa.
→ Veja também: O que é Fullfilment e por que sua empresa deve se ocupar disso.
4. Venda híbrida
Como vem acontecendo nos últimos anos, 2023 será marcado por processos de negociação que envolvem experiências digitais juntamente com o tradicional “olho no olho”. É o que consultorias de inteligência de mercado como a McKinsey vêm chamando de “venda híbrida”.
Dica: invista nas interações digitais sem esquecer da atenção humanizada ao comprador, sobretudo nas etapas de decisão de compra — faça o cliente sentir que sua empresa se importa com ele de maneira pessoal.
→ Veja também: Os benefícios de ter uma operação multicanal.
5. Foco no sucesso do cliente
O esforço para contribuir com os resultados dos clientes será o grande diferencial das organizações mais bem-sucedidas em 2023. Tanto que sete em cada dez gestores têm consciência disso, como aponta uma pesquisa do Thinkfic.
Os especialistas recomendam: ajustar os processos de suporte, melhorar os pontos de contato, trabalhar para gerar forte conexão emocional, entre outras iniciativas.
Dica: envolva toda sua equipe em um programa de sucesso do cliente no qual tudo seja realizado pensando em satisfazê-lo agregando valor.
→ Veja também: O que é sucesso do cliente e como alcançá-lo?
6. Vendedores mais analíticos e consultivos
A Gartner fez uma pesquisa na qual detectou que consumidores e compradores corporativos valorizam mais os profissionais de vendas com atuação consultiva. Em outras palavras, eles não querem ser convencidos, mas sim auxiliados para a melhor decisão.
Dica: prepare sua força de vendas para a consultoria; para orientar os compradores em vez de apressá-los para fechar negócio.
→ Veja também: Positivação de clientes: como maximizar o potencial da carteira.
7. Decisões mais orientada por dados
“O sucesso em 2023 exigirá dados relevantes e confiáveis do cliente para ajudar a aprimorar ações altamente segmentadas“, afirma Sharyn Leaver, pesquisadora da Forrester Research.
“Os dados disponíveis das interações digitais podem prever quais empresas, oportunidades e ações têm maior probabilidade de produzir o melhor resultado”, complementa.
Dica: use a tecnologia para entender melhor as necessidades do consumidor, acompanhar a dinamicidade do mercado e ter previsões realistas; evite agir com base em suposições.
→ Veja também:Como turbinar sua gestão com visualização e interpretação de dados.
Que tal, o que você achou das tendências de mercado para 2023? Deixe seu comentário!