Como gerenciar filiais: o segredo para ser o melhor

Sidicom

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novembro 25, 2019

O crescimento de empresas de alguns segmentos especiais, como comércio, indústria e distribuição, por vezes implica na abertura de novos “braços” para aumentar o alcance do negócio. Nesse momento, todo cuidado é pouco: alguns pontos bem específicos precisam ser observados

Todo cuidado é pouco: alguns pontos bem específicos precisam ser observados para saber como gerenciar filiais.

O crescimento de empresas de alguns segmentos especiais, como comércio, indústria e distribuição, por vezes implica na abertura de novos “braços” para aumentar o alcance do negócio. 

Problemas na comunicação entre as sucursais, falta de observação dos resultados, equipe sem treinamento e a ausência de soluções de software podem colocar toda essa ampliação em jogo.

A vontade de crescer, na maioria das vezes, é o norte de um empreendedor. Contudo, sabemos que só o ímpeto não é suficiente. 

Planejar, organizar e acompanhar resultados com atenção também faz parte do desenvolvimento de uma rede. E, se você quer ser o melhor em tudo o que faz, precisa estar aberto para as possibilidades que surgem ao longo do caminho.

Como gerenciar filiais

Comunicação clara e ativa

Para fazer o gerenciamento de filiais com excelência, o primeiro ponto que precisa ser observado é a comunicação. 

Sem um canal claro para que todos os colaboradores da empresa possam manter contato e obter informações importantes, nada irá para a frente.

Além disso, todos os funcionários precisam ter claras a missão, visão e valores do negócio: esse cuidado permitirá o crescimento com propósito e, principalmente, com bases sólidas. 

Quando todos os tripulantes remam na mesma direção, fica bem mais fácil vencer a correnteza. Crie a cultura interna da empresa baseando-se, sempre, na comunicação sincera e clara.

Pesquisas e observação

Que tal aprofundar o seu controle no gerenciamento de filiais através de consultas e ações pontuais para saber como andam as coisas? 

Enviar e-mails para clientes com uma pesquisa de satisfação, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de identificar pontos a melhorar ou oportunidades de negócio para a empresa.

No caso do comércio, displays que solicitam a avaliação do atendimento e ações do tipo “cliente oculto” possibilitam que tudo seja testado e averiguado em tempo real. 

Assim, é possível trabalhar com insights e sugestões de melhoria para cada filial específica.

Treinamento dos colaboradores

Os colaboradores são a cara de qualquer empresa. Eles são os responsáveis pelo atendimento, entrega de soluções e pela produção. 

Portanto, todos eles, independentemente do setor no qual atuam, precisam receber treinamentos e reciclagens constantemente.

Esse é o tipo de investimento que pode parecer desnecessário mas que, no final das contas, agrega muita qualidade ao negócio

Uma equipe que sabe o que faz e que, melhor do que isso, possui conhecimentos específicos, entrega muito mais valor ao cliente e ao administrador.

Um padrão para a marca

A criação de padrões facilita muito para saber como gerenciar filiais. Pense conosco: Mc Donalds, Burger King, Apple, Samsung e Microsoft, por exemplo, criaram um padrão para suas lojas físicas. 

Produtos e estética do ambiente são, geralmente, muito semelhantes em todas os estabelecimentos dessas marcas. Em qualquer lugar do mundo.

No que esse cuidado resulta? Além de criar uma maior identificação com o cliente, que sabe exatamente o que encontrar e como proceder, também facilita a administração de recursos e de colaboradores. 

É possível remanejar funcionários e ter um panorama do negócio todo com muito mais facilidade quando existe um padrão.

TI e gestão: o cérebro e o coração no gerenciamento de filiais

Investir em sistemas de gestão e em uma forte estrutura de TI é indispensável para quem quer ser eficiente no gerenciamento de filiais. 

Um software de gestão ERP facilita muito a coordenação de todos os processos, como o controle de estoque por filiais e depósitos e remanejamento de produtos.

Funções do Sidicom S4 ERP:

  • Gestão do estoque: cálculo de demanda, evitando falta e excesso de produtos, controle de pedidos a fornecedores. 
  • Endereçamento: organize seus produtos conforme o endereço do estoque/depósito no qual cada um está; 
  • Relatórios gerenciais: gerencie suas vendas por diversas métricas, por cada filial ou de forma consolidada.

Com o software, todos os produtos estarão ao alcance de qualquer um que precise encontrá-los. Para saber como gerenciar filiais não precisa ser tão complicado quanto parece. Que tal começar agora mesmo?


A Sidicom: 30 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

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