Postado em

Como e por que melhorar a comunicação com fornecedores

admin

|

dezembro 13, 2023

Aprenda a estabelecer uma dinâmica da comunicação com fornecedores que potencialize negociações e favoreça a sustentabilidade do negócio.

A boa comunicação com fornecedores é um alicerce essencial para relacionamentos eficazes. Ela estabelece confiança e parceria, gerando uma cultura de cortesia mútua que é benéfica em curto, médio e longo prazo.

Para se ter uma ideia, o Centro Canadense de Ciência e Educação realizou um estudo no qual concluiu que somente o diálogo transparente é capaz de construir uma relação de confiança que, em última análise, conduz ao compromisso.

Em contrapartida, é válido pontuar que, no centro das falhas nas relações comprador-fornecedor, está a má comunicação. 

E mais: uma comunicação eficaz requer não apenas reuniões trimestrais com fornecedores, mas também contactos frequentes e informais, conforme destaca o pesquisador Jonathan Webb.

Agora, como estabelecer uma dinâmica comunicacional proveitosa com os fornecedores do seu negócio? 

Veja, a seguir, algumas dicas que vão ajudar!

4 práticas essenciais para melhorar a comunicação com fornecedores

1. Definição de expectativas claras desde o início

Estabeleça um caminho de comunicação claro no início de cada novo relacionamento.

Quais dados você precisa dos fornecedores?

O que eles precisam de você e quais canais ou ferramentas de diálogo serão usados?

Certifique-se de que qualquer tecnologia de planejamento da cadeia de suprimentos que você escolher permita facilmente a comunicação direta, atualizações de status e acesso a números/identificadores de peças.

Em meio à atual incerteza no fornecimento, é ainda mais importante ser transparente com seus fornecedores sobre as previsões de produção/distribuição, para que possam agir com antecedência e garantam as entregas.

A visibilidade das necessidades de fornecimento em um horizonte mais longo aprimora seus planos e permite que você planeje com mais antecedência.

2. Conheça as partes interessadas na cadeia de suprimentos e defina uma liderança de diálogo com fornecedores

Determine quem, dentro do seu negócio, está liderando o relacionamento e a comunicação com fornecedores e as demais partes interessadas.

Da mesma forma, busque estabelecer qual o papel que cada profissional da área de Compras desempenha no relacionamento com os fornecedores e o seu nível de importância ou responsabilidade dentro da cadeia de comunicação.

Tenha em mente que uma boa liderança consiste em comunicar os “porquês” — conforme destaca a Harvard Business Review —, mas também de liderar antecipações de informações, abrir espaços para diálogos conforme necessário. 

3. Priorize bons fornecedores e estabeleça relacionamentos ganha-ganha

Cultive sempre o relacionamento com seus fornecedores.

Agora, não perca de vista que todos os fornecedores podem não ser iguais; alguns podem ser de maior importância estratégica para o seu negócio do que outros.

O melhor a se fazer é segmentar assim:

  • Fornecedores com alto impacto na receita;

  • Fornecedores de fonte única;

  • Fornecedores regionais;

  • Fornecedores que enviam para determinados locais;

  • Fornecedores de matérias-primas ou componentes essenciais;

  • e assim por diante.

Tendo essa classificação bem clara, seja proativo no cultivo desses relacionamentos ganha-ganha conforme os graus de importância de seus fornecedores; nunca espere para dialogar com mais profundidade apenas quando surge um problema.

4. Prime pela transparência

Ser transparente com seus fornecedores sobre as previsões de produção e/ou vendas permite que eles avisem com antecedência sobre o que podem entregar e quando.

Melhor ainda, você e seus fornecedores podem determinar de forma colaborativa as mudanças ou cortes necessários em seu plano de curto prazo.

Dê um passo adiante, discutindo até que ponto você precisa planejar e compreender suas capacidades.

Você está essencialmente “priorizando” o tipo de demanda a ser atendida por seus fornecedores para que eles possam tomar melhores decisões sobre os requisitos de produção.

Esta é uma prática especialmente valiosa quando prevalecem a volatilidade e a interrupção da cadeia de abastecimento.

→ Você já pensou em como a tecnologia também influencia na comunicação com fornecedores? 

Cada provedor usa códigos, nomenclaturas e às vezes até unidades de estoque diferentes dos que sua empresa utiliza. Por isso, a comunicação eletrônica deve permitir integrações que facilitam e automatizam o trabalho operacional. 

Confira, no vídeo a seguir, como organizar bem essas informações através de um sistema de gestão empresarial, representado aqui pelo ERP da Sidicom:

Sua empresa está preparada para melhorar a comunicação com fornecedores? Solicite agora mesmo uma demonstração do ERP Sidicom e veja como este sistema vai te ajudar nesta missão!

Posts similares

Veja como a PMI Brasil, importadora, exportadora e distribuidora de dispositivos médicos, tem no ERP Sidicom total amparo tecnológico.

Conheça as tendências de gestão empresarial que todo empresário ou gestor de negócios deve prestar atenção em 2025.

Distribuidora de produtos laboratoriais para análises clínicas conta com o sistema da Sidicom para rastrear produtos controlados e fazer gestão

Assine nossa newsletter para receber as últimas atualizações e notícias

Periodicamente pesquisamos e compartilhamoes os melhores conteúdos de gestão e negócios diretamente em seu e-mail.
Fique tranquilo, nunca enviamos spam 🙂

Precisa de ajuda?