Condições de pagamento

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Condições de pagamento

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       São as condições de pagamento oferecidas aos clientes, em relação ao prazo das vendas. Exemplos: à vista,  30 dias, 15/30/45 dias, 30/60/90/120 dias, etc.



1)        Pesquisa: Permite selecionar as condições de pagamento cadastradas no sistema.


2)        Código: Digite um código para a condição.  Procure agrupar ou dar uma formatação de uma forma organizada os códigos de condições que sejam parecidas.


3)        Nome: Informe um nome que seja o mais claro possível para o usuário, pois é este nome que vai aparecer nas consultas ao campo condições de pagamento nas diversas telas de lançamento de dados, relatórios e consultas do sistema.


4)        Grupo: Use para agrupar condições de pagamento que sejam do mesmo tipo ou parecidas. Exemplo: as condições 115 (carteira 15 dias), 120 (carteira 20 dias), 130 (carteira 30 dias), 145 (carteira 45 dias) e 230 (carteira 30/60 dias) podem ser do mesmo grupo, chamado “carteira”. Dessa forma, nos relatórios aonde haja informação de vendas por condição de pagamento, o sistema poderá fazer totais por cada grupo de condições de pagamento.


5)        Hierarquia: Utilizado somente para comunicação com algumas versões de palm (palm tops). Indica qual a hierarquia (importância) da condição de pagamento em relação às outras. Dessa forma, por exemplo, se no cadastro do cliente estiver indicada uma condição de pagamento com hierarquia 3, na hora de digitar um pedido poderá ser informada somente essa ou uma outra condição que tenha hierarquia igual ou menor que a dela.


6)        Desativada: Quando este campo estiver marcado significa que a condição de pagamento está desativada, não podendo ser utilizada.


7)        Forma de pagamento padrão: Campo habilitado somente para condições de pagamento do tipo à vista somente movimento. Serve para indicar qual a forma de pagamento padrão a utilizar no lançamento de uma venda na parte em que o sistema pede para preencher o valor das formas de pagamento. A forma padrão já vai aparecer automaticamente com o valor total da venda, podendo igual o usuário alterar os valores nesse instante.


8)        Código cobrança padrão: Campo habilitado somente para condições de pagamento que não sejam do tipo à vista somente movimento. Indique aqui qual o código de cobrança padrão que será gravado de forma automática quando da gravação do movimento no contas a receber do sistema. Não existe uma tabela para este campo, ele é livre. Como sugestão: indique BCO para cobrança bancária ,CAR para carteira, DEP para depósito, etc. Este campo não é muito utilizado. O campo “banco” (tabela bancos) costuma ser suficiente para indicar a forma como a cobrança será feita junto ao cliente.




9)        Tipo da prestação: Indica de que forma será feito o cálculo dos vencimentos no contas a receber, no caso de vendas a prazo, ou se trata-se de uma condição à vista. Os tipos são:



10)        Prestações: Serve para definir os dias por quota, % sobre cota, dia do vencimento, número de meses, número da semana, dia do fechamento, dependo da opção selecionada no campo “Tipo de prestação”.


11)        Pgto. Antecipado: É o número de dias antes do vencimento dentro do qual o cliente vai receber o desconto (percentual) informado. No campo “Aplica na prestação” indica-se em qual prestação será aplicado o desconto (deixe zero para aplicar em todas).


12)        Multa e juros: Multa (%) fixa após o vencimento, juro diário (%) a ser aplicado após o vencimento e em quantos dias o título deve ser protestado depois de vencido.


13)        Outros:


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