O desenvolvimento digital está modificando nossa relação com o mundo. São diversas opções em soluções tecnológicas que prometem facilitar e otimizar o nosso dia a dia. Criar um e-commerce de sucesso, pode mexer com o comportamento do consumidor.
Na última Black Friday, por exemplo, as vendas pela internet cresceram cerca de 20%. A tendência é que essa modalidade de compra e venda seja cada vez mais representativa.
E como as empresas podem se adequar a esta nova forma de comportamento? A cada ano que passa, mais organizações estão apostando no e-commerce como um caminho estratégico para acompanhar a evolução tecnológica.
Porém, muitos novos empreendedores do mundo digital, não sabem bem por onde começar. Apresentaremos ao longo deste post, alguns passos para você criar um e-commerce de sucesso.
Como criar um e-commerce de sucesso?
De acordo com dados do Sebrae, desde o início de suas atividades, em 2001, até o ano passado, a receita proveniente das vendas pela internet no Brasil teve um crescimento muito além do esperado. Segundo a pesquisa, o cenário é positivo e a tendência é que as oportunidades cresçam cada vez mais, tanto para o consumidor quanto para o empresário.
Em 2015, quase 40 milhões de consumidores realizaram compras por meio da internet. Essas compras totalizaram mais de 106 milhões de pedidos. De acordo com a mesma pesquisa, o setor movimentou mais de R$ 41 bilhões em 2015.
Esses dados comprovam que as vendas online podem ser uma grande alavanca para o seu negócio. Ficou animado com os dados e quer criar um e-commerce de sucesso? Vamos ao trabalho!
1. Estude o mercado
É sempre importante saber qual o mercado em que você está inserido. Para isso, é preciso estudar dados de consumo dos seus clientes em potencial e saber onde sua empresa está posicionada em relação aos seus concorrentes. O investimento em e-commerce precisa ser algo feito com cuidado, para que corresponda às expectativas. A empresa E-commerce Brasil oferece pesquisas de mercado e dados sobre o tipo de compra no país.
2. E o pagamento?
Uma grande preocupação de quem quer criar um e-commerce de sucesso é o pagamento. Como será feito, quais as opções o cliente terá e as questões de fraudes na era digital podem deixar o empresário apreensivo com o sistema de e-commerce. Intermediadores de pagamentos podem ser a solução para estes problemas. Esses intermediadores oferecem opções como: pagamento com cartões de débito e crédito e boleto bancário. Sistemas ERP oferecem suporte para empresas que desejam expandir seu negócio online. Eles também proporcionam mais segurança para o cliente, evitando fraudes digitais e oferece a gestão de pagamentos para a sua empresa.
3. Início da divulgação
É imprescindível que seus clientes saibam que sua empresa agora oferece um serviço de compras online. Para isso, investir em comunicação digital é fundamental. Uma divulgação bem feita nas redes sociais pode garantir o sucesso do seu negócio. Busque informações sobre marketing digital e estude bem seu público-alvo, para saber como atingí-lo com ações.
4. Invista em treinamento
É fundamental estar sempre de olho no mercado e se renovar de acordo com as novas necessidades do seu consumidor. Acompanhar dados sobre o comportamento dos seus clientes fará com que eles estejam mais próximos e, consequentemente, as vendas da empresa serão mais eficientes. Outro ponto a ser observado é a questão jurídica do e-commerce. Ande com o código de defesa do consumidor embaixo do braço e foque sua atenção em um suporte de qualidade.
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5. Pensar a logística é fundamental
Um erro comum na hora de montar uma loja virtual é não pensar na logística. A compra de um produto ou a contratação de um serviço precisam dar o retorno para o cliente no tempo esperado. Talvez uma das formas mais fáceis de enviar produtos seja por meio dos Correios. Esteja sempre atento aos prazos de entrega e modalidades de envio de produtos. Porém, dependendo do seu tipo de negócio, fluxo de vendas e locais de entrega, pode ser necessário fazer a contratação de uma transportadora. Essa saída pode se tornar mais rentável muitas vezes, e é utilizada por diversas lojas de grande porte.
6. A importância do pós-venda
Muitas variáveis implicam no retorno ou não do cliente ao seu site de compras online. Uma delas é o pós-venda. O consumidor precisa receber a atenção necessária, seja com relação a dúvidas, trocas ou mesmo defeitos e reclamações. Ter uma relação transparente e eficiente com o consumidor pode ser a chave para sua fidelização.
7. Monitore suas vendas
Depois de todos os passos executados, é hora de monitorar as vendas. O acompanhamento deve ser feito com certa frequência, o mais indicado é que haja um profissional específico destinado a esta tarefa. Monitorar as menções da sua marca no site Reclame Aqui, por exemplo, é uma ótima maneira de saber como está a relação dela com seu público.
Outro mecanismo largamente utilizado para o acompanhamento de marcas é o serviço de alertas que servidores de busca oferecem. Com eles é possível receber notificações sempre que determinada frase ou palavra é utilizada. Para quem busca outras ferramentas de monitoramento automatizado, o mercado oferece diversas opções, para as necessidades de cada empresa.
O acompanhamento serve para poder criar um planejamento financeiro, estabelecer metas de crescimento e observar o lucro obtido pela empresa de maneira organizada.
Esses passos criar um e-commerce de sucesso podem ajudar na hora de levar seu negócio para o mundo virtual. É importante estar sempre atento às mudanças do mercado e dos hábitos de consumo para garantir melhores resultados nas vendas da sua empresa.
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