Os primeiros capítulos da história de qualquer gestor de sucesso remontam a um difícil começo de carreira e muito esforço. Nenhum administrador nasceu pronto para liderar: para obter êxito na tarefa, é preciso aplicar muito trabalho e empenho. Há comportamentos e hábitos que influenciam diretamente na forma de agir de um gestor e alteram, inclusive, sua jornada em busca de resultados.
A autoconfiança é um deles. E, é claro, saber como aumentar a autoconfiança é fundamental. Confiar em si mesmo é um traço de personalidade que pode ser adquirido.
Uma vez que você aprendeu a sê-lo, os esforços para cultivá-lo permanecerão para sempre. Caso contrário, a falta de autoconfiança pode desencadear outros tantos processos prejudiciais para seu trabalho e, também, para o seu estado emocional, como é o caso da autossabotagem, por exemplo.
Em virtude disso, não raro as empresas buscam oferecer aos gestores alternativas de como aumentar a autoconfiança, pois fazer esse investimento em quem lidera uma equipe é indispensável para obter bons resultados.
Para fugir do círculo de negatividade, confira dicas de como aumentar a autoconfiança:
Saia da zona de conforto
Viaje sempre que puder, leia livros e revistas diferenciadas. Viva experiências que ampliarão seus horizontes. Eis aqui um poderoso conselho de como aumentar a autoconfiança. Ampliar seu espectro de vivências confere flexibilidade para lidar com pessoas e situações diferentes.
Quanto maior o número de experiências que você viveu, maior sua bagagem de conhecimento e, portanto, maior a capacidade de ser bem sucedido. Além disso, experimentar coisas diferentes mostra a você mesmo o quanto você é capaz. Tudo isso reflete no seu poder de confiar em si mesmo.
Não cultive pensamentos autodepreciativos
Tão lógico quanto dois mais dois são quatro: Se você acreditar que não consegue, então você realmente não conseguirá. Então, mantenha o pensamento positivo para evitar que seu cérebro dê início a um processo de autossabotagem – o que levará você a se fechar para as oportunidades.
Não ceda a esses pensamentos, mantenha-se focado nas suas potencialidades e busque, sempre, manter-se positivo. Cuide de sua autoestima.
Você pode se interessar por esses posts:
Melhorar o desempenho no trabalho: aprenda a aumentar seu índice de produtividade
Como ser um líder bem sucedido? Tudo o que você precisa saber para engajar sua equipe
Melhorar o engajamento entre colaboradores: confira dez dicas valiosas
Não caia na armadilha de sentir-se vitorioso logo no princípio
A autoconfiança é reforçada sempre que você obtém bons resultados. Estes, por sua vez, são alcançados apenas com disciplina, foco e muito trabalho. Se você sabe como aumentar a autoconfiança e deseja manter os bons resultados, deve permanecer focado em trabalhar para isso.
Neste caso, seu ego e sua vaidade são inimigos do processo. Portanto, não cante vitória logo no início e não seja vaidoso: mantenha o trabalho disciplinado e em busca de, sempre, melhorar.
Assuma a responsabilidade pelos resultados
Sejam eles positivos e negativos, você deve responsabilizar-se por seus resultados. Culpar os demais por aquilo que não deu certo, além de não ser uma boa nem honesta atitude, vai acabar com a confiança que os outros têm em você e com a sua própria. Cultive o hábito de assumir responsabilidades e aprenda com seus erros. Confiança trata-se da capacidade de seguir em frente, apesar dos percalços. E a autoconfiança é o quanto você sente-se capaz disso.
*Este conteúdo foi inspirado no artigo intitulado “Supere as oito barreiras para a confiança”, publicado por Rosabeth Moss Kanter, professora da Universidade de Harvard. Para ler o artigo original em inglês, clique aqui.
A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.