A operação multicanal (omnichannel) está ganhando força, no Brasil e no mundo. Ela é uma abordagem de multicanalidade nas vendas e na distribuição, focada em melhor atender os clientes e, ao mesmo tempo, gerenciar negócios de maneira mais integrada e eficiente.
Neste artigo, além de entender o que é uma estratégia omnichannel em empresas distribuidoras, você vai ver quais são os motivos para sua aplicação.
Confira!
O que é uma operação multicanal no mercado de distribuição
O conceito de omnichannel refere-se à prática adotada pelas empresas para dar aos clientes uma maneira de comprar e receber pedidos de vários canais de vendas com integração perfeita.
Portanto, trata-se mais do que apenas disponibilizar diversos canais — garantir a total integração deles, para uma administração centralizada e inteligente. O objetivo maior é reduzir custos, fornecer excelente experiência ao consumidor e potencializar a lucratividade.
Em linhas gerais, um esquema básico de distribuição omnichannel permite que a distribuidora entregue as seguintes promessas aos seus clientes:
- Compre online e retire-o na loja física ou showroom;
- Compre on-line e receba em sua loja;
- Compra do vendedor e escolha a forma de recebimento do pedido (retirar no centro de distribuição ou receber via transportadora, por exemplo);
- faça o pedido via telefone ou e-commerce e retire no centro de distribuição ou receba via transportadora;
- compre com o vendedor e acompanhe a entrega online etc;
- receba a visita do vendedor em sua empresa e faça um pedido para receber o antes possível;
- receba um vendedor em sua empresa na modalidade de pronta entrega, em que o produto já está no veículo do fornecedor na frente de sua empresa, sem a necessidade de fazer um pedido prévio.
São diversas as combinações possíveis para proporcionar uma experiência agradável ao consumidor. Seja em negociações B2C ou B2B.
A operação multicanal reduz custos nas distribuidoras
Ao integrar diferentes canais, a empresa consegue atender a clientes com perfis diferentes com um custo menor. Ela não se limita a apenas um tipo de meio de negociação, podendo direcionar diferentes clientes para canais mais baratos.
Por exemplo, em vez de fazer com que o time de representantes visite clientes que compram pouco e/ou sazonalmente, disponibilizam aplicativos de mensagens rápidas como o WhatsApp ou mesmo a loja virtual.
Esse direcionamento também se dá à logística de entrega. Pode ficar mais barato para um cliente pequeno retirar seus pedidos em vez de receber da transportadora — o que também reduz os custos da distribuidora.
A operação multicanal melhora a produtividade
Ao estruturar diferentes canais para diferentes tipos de clientes, também a produtividade dos times e da empresa como um todo pode melhorar.
Isso porque tanto o pessoal de vendas quanto o de logística concentram seus esforços focados em cada público. Dessa forma, não perdem tempo realizando atividades repetitivas de maneira estandardizada.
A operação multicanal aumenta as vendas
A multicanalidade estratégica também é um fator de elevação das vendas. Ao dar opções aos clientes, a experiência deles melhora. E isso é fundamental para garantir fidelização.
Um estudo do Business Insider descobriu que os clientes que compram de empresas que disponibilizam vários canais fazem compras com mais frequência.
Ao mesmo tempo, quando os vendedores externos não precisam atender a toda a carteira de maneira indiscriminada, eles conseguem realizar suas atividades em menos tempo e podem avançar para a conquista de novos clientes.
Que tal, nós conseguimos demonstrar a você a importância da operação multicanal em distribuição? Aprofunde-se mais no tema; baixe agora o e-book DISTRIBUIÇÃO OMNICHANNEL e veja como inserir essa estratégia em sua distribuidora!