É o mal-do-século.
Origem da ansiedade do trabalhador moderno: todo mundo quer ser mais produtivo e descobrir como aumentar a produtividade de uma empresa.
Como aumentar a produtividade de uma empresa
Aumentar a produtividade é uma necessidade assertiva para melhoria de resultados. Tão certo quanto 2 + 2 é 4. A boa notícia é que existem ótimos métodos para isso e você não precisa ficar ansioso.
O que é a tão falada produtividade?
A produtividade é a relação entre os recursos utilizados e a produção final. Em princípio pode ser algo simples, ajustando os recursos e processos.
Para isso, saber delegar é fundamental.
Aqui as pessoas são o principal desafio. As máquinas obedecem a comandos sempre da mesma forma, não representam uma barreira. O principal desafio são pessoas: mesmo em equipes enxutas, os processos não andam se elas não estão capacitadas e motivadas.
Qual a relação de tudo isso com a produtividade?
Toda mão de obra inteligente é muito mais produtiva. É preciso estar atento ao ritmo da execução de tarefas, que evoluiu com o passar do tempo e o avanço da informação e tecnologia.
- Como a execução de tarefas laborais evoluiu ao longo do tempo?
Tarefas mecânicas: pessoas → máquinas
Elaboração de processos: pessoas
Controle da gestão dos processos: pessoas → sistemas de gestão empresarial
Diagnóstico de problemas e tarefas analíticas: pessoas
As pessoas se sentem motivadas quando têm autonomia e desempenham tarefas inteligentes, analíticas e pensantes. Todo o restante deve ser direcionado às máquinas e sistemas… Como o ERP!
Sistema de gestão empresarial
O ERP, uma sigla em inglês para Enterprise Resource Planning (“sistema integrado de gestão empresarial” em tradução livre), é um exemplo de como a tecnologia pode ajudar a aumentar a produtividade de uma empresa. Trata-se de um sistema de gestão empresarial que amplia o controle de processos e organiza todas as informações. Ou seja: é o aliado perfeito na busca pelo aumento da produtividade de uma empresa. Você pode achar que não, mas os próprios colaboradores são beneficiados por esta sistemática. Por quê?
-
Ganho em autoestima e autonomia dos colaboradores
Quando os processos são automatizados, o trabalho é otimizado, as pessoas ficam mais motivadas, autônomas e, portanto, mais produtivas.
-
Delimita os processos
Com processos bem definidos e controlados com rigor, a produtividade aumenta, já que os riscos de erros e dados perdidos são muito menores. Você não erra, não gasta tempo consertando erros e, portanto, produz mais.
-
Elabora relatórios automáticos
Fazer um relatório é uma tarefa maçante e cansativa. Por que não delegá-la para um sistema?
- Elimina o desperdício
A falta de controle e de gestão é a melhor amiga do desperdício. Você não tem informações sobre os produtos que estão no estoque: quantos são, quanto falta para acabar, qual é o prazo de validade… O caos está instaurado e só o ERP consegue acabar com ele!
-
Aumenta o faturamento
Ao zerar o desperdício e acompanhar as finanças de perto, você aumenta o controle sobre o dinheiro da empresa. O resultado? O faturamento sobe.
-
Divide as responsabilidades
Uma empresa é composta por vários talentos. Não centralize a responsabilidade toda para si. Saiba delegar e distribuir tarefas entre pessoas, máquinas e sistemas. Você não gostaria de uma empresa que depende de uma só pessoa para funcionar.
A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook