Postado em

Como evitar desperdício e prejuízo em distribuidoras de medicamentos e produtos hospitalares

admin

|

maio 6, 2017

Conheça orientações e dicas de como evitar prejuízos em distribuidoras de medicamentos e produtos hospitalares. As distribuidoras de produtos hospitalares, cirúrgicos e medicamentos precisam cumprir uma série de regras determinadas pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Isso porque

Conheça orientações e dicas de como evitar prejuízos em distribuidoras de medicamentos e produtos hospitalares.

As distribuidoras de produtos hospitalares, cirúrgicos e medicamentos precisam cumprir uma série de regras determinadas pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Isso porque o material hospitalar e os medicamentos devem chegar às farmácias, hospitais e laboratórios de análises clínicas com plenas condições de uso e esterilização, os quais são comprovados por meio de padrões de qualidade.

Todas as empresas que produzem, transportam, armazenam e comercializam medicamentos e insumos hospitalares precisam, obrigatoriamente, cumprir com as Boas Práticas Farmacêuticas, seguindo os procedimentos estabelecidos pela Anvisa. A norma que regulamenta tal certificação é a RDC nº 44/2009. Sua inobservância configura infração de natureza sanitária, expressa na Lei nº 6.437/77, o que torna o infrator sujeito às penalidades previstas em sua redação.  

Mas, como evitar prejuízos em distribuidoras de medicamentos ao passo que atuo de acordo com a legislação vigente?

Os fármacos, uma vez acomodados em más condições de armazenamento, podem alterar suas propriedades e perder qualidade. É preciso muita cautela ao realizar esse serviço porque isso pode gerar prejuízo à saúde da população. A empresa encarregada de distribuir medicamentos deve ser capaz de manter inalterados os aspectos físico-químicos e microbiológico das substâncias.

Saiba como evitar prejuízos em distribuidoras de medicamentos e produtos hospitalares:   

Temperatura deve ser monitorada

Para conservar as propriedades medicamentosas, a temperatura a que estão submetidos os remédios é o principal fator a ser observado. Esta informação consta na bula de cada medicamento: alguns deles, são os chamados termolábeis, exigem conservação em baixa temperatura.

Tenha cuidado ainda sobre as condições climáticas da carga, sobretudo com relação à eventual umidade. Esta é uma dica fundamental para saber como evitar prejuízos em distribuidoras.   

Tempo da viagem

Ainda é preciso observar o tempo de viagem e se houve alguma parada que não foi anteriormente programada. Esta é uma importante providência para saber como evitar prejuízos em distribuidoras: solicite que o motorista faça um rígido controle sobre todos esses dados e tenha-os armazenados, de alguma maneira.   

Frascos utilizados

Cada tipo de medicamento precisa estar acondicionado em um frasco adequado e lacrado. Caso contrário, o lote será recolhido. Além disso, manter lacres de segurança é o único mecanismo que assegura que aquele medicamento não foi violado e, portanto, é seguro para consumo.   


Você pode se interessar por esses posts:

ERP para distribuidores de produtos hospitalares: 10 melhorias proporcionadas por um software de gestão

Melhor software de gestão empresarial: entenda como o ERP funciona na prática

Perguntas e respostas sobre software de gestão empresarial


Entregar o produto certo

Tenha como meta eliminar os erros de entrega. Muitos produtos tem embalagens semelhantes ou idênticas, mas diferenças na dosagem, quantidades, tamanho e especificações que fazem toda a diferença e podem causar danos irreversíveis aos pacientes. E nem vai adiantar sua empresa se comprometer a rapidamente trocar e enviar o produto certo, pois esse tempo, dependendo da situação, o paciente não vai ter para esperar com vida…

Para evitar isso deve-se começar já na hora de manter um estoque mínimo e conferir com precisão os produtos na recepção das compras e no armazenamento correto. Depois disso uma logística de separação e conferência no processo de expedição são fundamentais. E só um sistema de gestão  completo é capaz de fazer isso de forma ágil e segura.

Controle e rastreabilidade de lotes

Medida simples, mas de suma importância, já que evita que as cargas vão ao destinatário errado, por exemplo. Desta forma, este controle é importante em todas as áreas. Mas na área dos fármacos, ele é fundamental: com embalagens parecidas, alguns lotes de medicamentos podem ser confundidos. Nestes casos, aderir a um sistema de controle que faça um rígido gerenciamento de produtos por meio de código de barras é indispensável.

Para saber como evitar prejuízos em distribuidoras e fazer um bom controle de lotes e validades, com uma completa rastreabilidade, contrate um software que faça o controle de distribuição adequado.   

O ERP S4 da Sidicom proporciona um correto controle de lotes e validades, por meio de código de barras – feitos através de leitores específicos ou smartphones -, o que garante a confiabilidade e adequado escoamento dos produtos, evitando o desperdício. Além disso, facilitamos sua comunicação com os fornecedores possibilitando a inserção de dados e informações úteis em nosso sistema.


A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.


Posts similares

Veja como a PMI Brasil, importadora, exportadora e distribuidora de dispositivos médicos, tem no ERP Sidicom total amparo tecnológico.

Conheça as tendências de gestão empresarial que todo empresário ou gestor de negócios deve prestar atenção em 2025.

Distribuidora de produtos laboratoriais para análises clínicas conta com o sistema da Sidicom para rastrear produtos controlados e fazer gestão

Assine nossa newsletter para receber as últimas atualizações e notícias

Periodicamente pesquisamos e compartilhamoes os melhores conteúdos de gestão e negócios diretamente em seu e-mail.
Fique tranquilo, nunca enviamos spam 🙂

Precisa de ajuda?