Como gerenciar filiais: o segredo para ser o melhor

Sidicom

|

novembro 25, 2019

O crescimento de empresas de alguns segmentos especiais, como comércio, indústria e distribuição, por vezes implica na abertura de novos “braços” para aumentar o alcance do negócio. Nesse momento, todo cuidado é pouco: alguns pontos bem específicos precisam ser observados

Todo cuidado é pouco: alguns pontos bem específicos precisam ser observados para saber como gerenciar filiais.

O crescimento de empresas de alguns segmentos especiais, como comércio, indústria e distribuição, por vezes implica na abertura de novos “braços” para aumentar o alcance do negócio. 

Problemas na comunicação entre as sucursais, falta de observação dos resultados, equipe sem treinamento e a ausência de soluções de software podem colocar toda essa ampliação em jogo.

A vontade de crescer, na maioria das vezes, é o norte de um empreendedor. Contudo, sabemos que só o ímpeto não é suficiente. 

Planejar, organizar e acompanhar resultados com atenção também faz parte do desenvolvimento de uma rede. E, se você quer ser o melhor em tudo o que faz, precisa estar aberto para as possibilidades que surgem ao longo do caminho.

Como gerenciar filiais

Comunicação clara e ativa

Para fazer o gerenciamento de filiais com excelência, o primeiro ponto que precisa ser observado é a comunicação. 

Sem um canal claro para que todos os colaboradores da empresa possam manter contato e obter informações importantes, nada irá para a frente.

Além disso, todos os funcionários precisam ter claras a missão, visão e valores do negócio: esse cuidado permitirá o crescimento com propósito e, principalmente, com bases sólidas. 

Quando todos os tripulantes remam na mesma direção, fica bem mais fácil vencer a correnteza. Crie a cultura interna da empresa baseando-se, sempre, na comunicação sincera e clara.

Pesquisas e observação

Que tal aprofundar o seu controle no gerenciamento de filiais através de consultas e ações pontuais para saber como andam as coisas? 

Enviar e-mails para clientes com uma pesquisa de satisfação, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de identificar pontos a melhorar ou oportunidades de negócio para a empresa.

No caso do comércio, displays que solicitam a avaliação do atendimento e ações do tipo “cliente oculto” possibilitam que tudo seja testado e averiguado em tempo real. 

Assim, é possível trabalhar com insights e sugestões de melhoria para cada filial específica.

Treinamento dos colaboradores

Os colaboradores são a cara de qualquer empresa. Eles são os responsáveis pelo atendimento, entrega de soluções e pela produção. 

Portanto, todos eles, independentemente do setor no qual atuam, precisam receber treinamentos e reciclagens constantemente.

Esse é o tipo de investimento que pode parecer desnecessário mas que, no final das contas, agrega muita qualidade ao negócio

Uma equipe que sabe o que faz e que, melhor do que isso, possui conhecimentos específicos, entrega muito mais valor ao cliente e ao administrador.

Um padrão para a marca

A criação de padrões facilita muito para saber como gerenciar filiais. Pense conosco: Mc Donalds, Burger King, Apple, Samsung e Microsoft, por exemplo, criaram um padrão para suas lojas físicas. 

Produtos e estética do ambiente são, geralmente, muito semelhantes em todas os estabelecimentos dessas marcas. Em qualquer lugar do mundo.

No que esse cuidado resulta? Além de criar uma maior identificação com o cliente, que sabe exatamente o que encontrar e como proceder, também facilita a administração de recursos e de colaboradores. 

É possível remanejar funcionários e ter um panorama do negócio todo com muito mais facilidade quando existe um padrão.

TI e gestão: o cérebro e o coração no gerenciamento de filiais

Investir em sistemas de gestão e em uma forte estrutura de TI é indispensável para quem quer ser eficiente no gerenciamento de filiais. 

Um software de gestão ERP facilita muito a coordenação de todos os processos, como o controle de estoque por filiais e depósitos e remanejamento de produtos.

Funções do Sidicom S4 ERP:

  • Gestão do estoque: cálculo de demanda, evitando falta e excesso de produtos, controle de pedidos a fornecedores. 
  • Endereçamento: organize seus produtos conforme o endereço do estoque/depósito no qual cada um está; 
  • Relatórios gerenciais: gerencie suas vendas por diversas métricas, por cada filial ou de forma consolidada.

Com o software, todos os produtos estarão ao alcance de qualquer um que precise encontrá-los. Para saber como gerenciar filiais não precisa ser tão complicado quanto parece. Que tal começar agora mesmo?


A Sidicom: 30 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

Posts similares

Distribuidora de produtos laboratoriais para análises clínicas conta com o sistema da Sidicom para rastrear produtos controlados e fazer gestão

Farmacêutico responsável técnico da Cristal Distribuidora explica como o ERP Sidicom proporciona rastreabilidade e conformidade legal.

Confira algumas dicas para iniciar a implementação do e-commerce B2B em sua empresa e potencializar vendas e receitas.

Assine nossa newsletter para receber as últimas atualizações e notícias

Periodicamente pesquisamos e compartilhamoes os melhores conteúdos de gestão e negócios diretamente em seu e-mail.
Fique tranquilo, nunca enviamos spam 🙂

Precisa de ajuda?