É uma realidade: há sim os típicos problemas de indústrias. Aliás, indústrias e distribuidoras – que são empresas que sofrem quase sempre os mesmos apertos.
Nós fizemos uma lista de 10 típicos problemas de indústrias e distribuidoras que o ERP da Sidicom pode resolver. Quer ver só?
Confira 10 típicos problemas de indústrias que o ERP da Sidicom consegue resolver:
1. Vendi um produto que não estava em estoque
Uma pena, porque o comprador teve que esperar muito para recebê-lo. Se você tivesse um ERP, o sistema não permitiria que a venda fosse feita sem ter o produto no estoque.
2. Comprei um produto e recebi outro. A embalagem era semelhante e não percebi no ato do recebimento
No momento da recepção, o ERP faz uma conferência dos produtos pelo código de barras. E ele também emite um alerta se houver divergências com a nota fiscal. Uma grande ajuda para perceber erros de logística do fornecedor.
3. Cada setor trabalha com um dado
Isso é o que acontece quando você não tem um sistema que centraliza informações: o estoque tem uma informação, a logística tem outro, o financeiro tem outro… É complicado! O ERP contornaria facilmente esse problema.
4. As planilhas quase sempre estão com erros
Outro problema de indústrias que acontece quando não há um sistema para centralizar informações. Para que a empresa tenha produtividade, você precisa ter processos bem definidos. Convenhamos: é muito difícil estabelecer processos sem ter uma ferramenta de controle de gestão.
5. Comprei mais do que deveria e não demos conta de vender a tempo
O prazo de validade traiu você, que ficou com aqueles produtos sem saída na prateleira e agora vai precisar – por determinação do Ministério da Saúde – acabar com tudo.
6. Comprei menos do que deveria e o fornecedor só pode entregar novamente daqui a 5 dias
Para piorar a situação, nesses casos a maioria dos gestores só consegue perceber isso quando compras do item em falta são finalizadas e não têm o produto para atender os clientes. Infelizmente, isso acaba com a credibilidade de qualquer empresa – e se você contasse com um ERP, isso não aconteceria.
7. Erros no cálculo de impostos
Atender as exigências fiscais nas distribuidoras e indústrias é quase sempre muito complexo. Não precisa ser assim: com o ERP da Sidicom as tabelas de impostos são predefinidas e na hora de fazer o pedido ou emitir a nota não é necessário ter conhecimento específico da área tributária.
8. Parece que estão ‘sumindo’ mercadorias do estoque…
Este é um problema recorrente nas empresas em que não há um rígido controle de estoque. Se você não faz um controle forte do fluxo de entrada e retirada de mercadorias, está sujeito aos “sumiços”…
9. O estoquista está sobrecarregado
É porque ele está cansado. As planilhas já serviram para a sua empresa, em algum momento. Mas será que ela não ficou grande demais para as planilhas? Se este for o caso da sua empresa, por que insistir nas planilhas quando você pode automatizar todo o processo?
10. Preciso dar um jeito no inventário de estoque…
Contagem de estoque é algo sofrível ou impossível em sua empresa? Saia disso com um sistema que organiza o depósito em endereços e disponibiliza APP para fazer balanços parciais ou totais.
Quer ter todos os benefícios que o ERP S4 da Sidicom pode trazer para a sua empresa? Clique aqui e peça uma demonstração AGORA MESMO.
A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone (51) 3219-9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.