Controle e gestão de estoque: 5 situações que você já enfrentou ao trabalhar com planilhas

admin

|

janeiro 28, 2019

Há muitas razões pelas quais o controle e gestão de estoque são fundamentais para a saúde dos processos da empresa. Muitos confiam esta tarefa às planilhas. E bem, dependendo do porte de sua empresa, está longe de ser a solução

Há muitas razões pelas quais o controle e gestão de estoque são fundamentais para a saúde dos processos da empresa.

Muitos confiam esta tarefa às planilhas.

E bem, dependendo do porte de sua empresa, está longe de ser a solução ideal. Fazer o controle e gestão de estoque manual é uma tarefa difícil, passível de erros e muitos problemas.

As planilhas são excelentes aliadas. No entanto, em um cenário de crescimento ou de necessidade de maior confiabilidade e menor trabalho, elas não servem mais.  

Não abra a porta de seu estoque para essas situações!

Nós fizemos uma lista das 5 situações mais comuns vividas por todos que trabalham com controle e gestão de estoque por meio de planilhas. Confira:

1 – O lote entregue não batia com a compra (e não percebemos na conferência)

Esse é um erro muito comum em empresas que não contam com uma conferência automatizada de compra. Quando a equipe percebe que o produto está errado, já assinou o recebimento com o fornecedor. Daí, vem todo o transtorno para fazer a devolução do lote e localizar aquele que deveria ter sido entregue e não foi.

2 – O inventário estava com erros

Essa também é frequente. Quando sua empresa cresce, os erros se tornam muito comuns em função de que a realização do inventário manual (em planilhas) é muito cansativo para qualquer equipe. Chega um momento em que você não confia mais naqueles números da planilha…

3 – Um produto sumiu. Não havia registro da retirada.

O sumiço de produtos é um problema que só acaba com um controle e gestão de estoque rigorosos. Caso contrário, serão sempre um mistério. Da mesma forma, manter um estoquista de plantão é contraproducente e exige um investimento alto. Há soluções mais fáceis para essa demanda.  

4 – A planilha desapareceu.  

Bastante comum em um contexto de desorganização. Não tem muita explicação para dar sobre isso: a planilha simplesmente desapareceu e ninguém sabe onde ela está. Com ela, sumiu todo o controle de estoque.

5 – Não havia controle de inventário

Passou a ser inviável fazê-lo, em função de que o processo de compra nunca está bem definido. Não há cronograma, então a equipe do estoque não sabe exatamente quando dar início ao processo. Quando realiza, ele tem erros… Enfim, uma tragédia anunciada.

A solução…

Se você já viveu algum desses problemas ou está vivendo, você precisa de um ERP. Ele é um sistema de gestão de processos internos que:

  • organiza todos os procedimentos do estoque,
  • armazena dados,
  • monitora compra e venda,
  • emite relatórios,
  • melhora a intercomunicação entre os setores.
  • leitura via código de barras

Para conhecer o ERP S4 da Sidicom e ter um controle e gestão de estoque completo, moderno e eficiente clique aqui e saiba mais.     


A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.

Posts similares

Assine nossa newsletter para receber as últimas atualizações e notícias

Periodicamente pesquisamos e compartilhamoes os melhores conteúdos de gestão e negócios diretamente em seu e-mail.
Fique tranquilo, nunca enviamos spam 🙂

Precisa de ajuda?