Quais são os desafios das distribuidoras de medicamentos?

admin

|

setembro 12, 2018

O funcionamento de uma distribuidora de medicamentos e a missão de como armazenar medicamentos são tarefas que configuram um grande desafio. Percorrer um país tão grande para levar os produtos sensíveis até os postos de venda é uma grande responsabilidade.

O funcionamento de uma distribuidora de medicamentos e a missão de como armazenar medicamentos são tarefas que configuram um grande desafio. Percorrer um país tão grande para levar os produtos sensíveis até os postos de venda é uma grande responsabilidade.

Afinal, o transporte e armazenagem inadequados destes produtos podem colocar em risco a saúde do paciente que irá ser medicado.

Particularidades no processo de distribuição!

Em virtude disso, distribuidoras de medicamentos têm, de acordo com a legislação vigente, muitas normas de armazenamento a serem respeitadas e, portanto, são o principal nicho carente de uma gestão de estoque e logística controlada rigorosamente.

O monitoramento que visa à integridade dos remédios durante seu processo de distribuição consta no Manual de Boas Práticas de Transporte de Medicamentos, da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

É o seu conteúdo que assegura as condições adequadas de:

  • transporte,
  • armazenamento,
  • movimentação das cargas.

Durante o trajeto, outros fatores precisam ser muito bem trabalhados:

  • embalagem do remédio,
  • forma de acondicionamento,
  • meio de transporte e as condições que ele oferece,
  • quantidade,
  • distância a ser percorrida,
  • tempo de viagem;
  • temperatura.

Cuidado com as falhas na cadeia do frio!

De todos os aspectos citados, a temperatura é o principal deles. Alguns medicamentos e substâncias (como a insulina sintética, por exemplo) precisa ser transportada sob refrigeração. É o mesmo caso das vacinas.

Também devem ser observados com cuidado fatores que estão ligados à temperatura, tais como: umidade, ventilação, luminosidade e manuseio.

Aliás, esta é uma particularidade do transporte e distribuição de medicamentos: o controle da cadeia de frio. Isso possibilita que a equipe do transporte e distribuição consiga manter as características fisíco-químicas do medicamento.

Tecnologia oferece o melhor processo de distribuição de medicamentos!

Você sabe como um ERP pode fazer a diferença frente aos desafios das distribuidoras de medicamentos encarados pelos gestores desse segmento?

Com ele, você tem um maior rigor em toda a logística de gestão de estoque e recebimento de mercadorias. Melhorias significativas no processo de conferência da compra e recebimento, além de balanço facilitado e reserva direto no estoque no ato da compra são alguns de seus diferenciais.

Afinal de contas, você precisa de processos eficientes para dar conta do recado!

Quer saber mais?

Clique AQUI e tenha AGORA MESMO mais rigor na gestão da logística de distribuição de medicamentos. O ERP S4 da Sidicom vai transformar os seus processos de distribuição para melhor!


A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

Posts similares

Confira algumas dicas para iniciar a implementação do e-commerce B2B em sua empresa e potencializar vendas e receitas.

Entenda a distribuição omnichannel e saiba como criar uma estrutura multicanal para elevar os resultados do seu negócio.

Aprenda a aproveitar a visualização de dados para análises gráficas que apoiam processos decisórios e potencialize resultados.

Assine nossa newsletter para receber as últimas atualizações e notícias

Periodicamente pesquisamos e compartilhamoes os melhores conteúdos de gestão e negócios diretamente em seu e-mail.
Fique tranquilo, nunca enviamos spam 🙂

Precisa de ajuda?