Se você for um empresário ou gestor, certamente, escuta muito falar sobre o ERP. É um software de gestão empresarial que está na lista dos mais utilizados do mundo por apresentar melhorias tangíveis já nos primeiros meses de utilização. Os principais resultados para empresas do comércio e da indústria estão na gestão de estoque, servindo de base para os demais controles. Ao reunir dados cadastrais e controle de movimentação, ele facilita a organização, o planejamento, reduz o desperdício e a avaria. Potencializa, portanto, os bons resultados.
A partir de agora, você vai esclarecer questões fundamentais sobre o que é ERP e suas implicações diretas no gerenciamento do estoque e saber tudo sobre o software de gestão
empresarial mais utilizado do mundo. Confira:
O sistema ERP - originado pela expressão em inglês Enterprise Resource Planning - que significa Planejamento de Recursos Empresariais - é um sistema informativo criado em uma plataforma de software, que integra todos os dados e processos de uma empresa em um único banco de dados.
Integra as operações e a gestão de vários departamentos, possibilitando a padronização e armazenamento das informações de uma companhia. A condução da gestão financeira, de estoque, compra, venda e obrigações fiscais ficam facilitadas, melhorando a obtenção de informações como um todo. A visualização dos dados e resultados se torna muito mais dinâmica, uma vez que são atualizados em tempo real.
É uma solução imprescindível para empresas que buscam crescimento. Além da organização que proporciona, também evita prejuízos, desperdícios e trabalho dobrado.
O ERP é uma ferramenta aliada para que a empresa cresça de forma planejada e segura. Ele é a melhor forma de evitar que se tomem caminhos equivocados na resolução de problemas, pois alavanca os resultados através da organização e do planejamento.
Ao centralizar o controle dos processos da empresa no mesmo software, o ERP torna-se um importante aliado da gestão empresarial, tanto para organizar processos quanto para reduzir o índice de falhas humanas e equívocos no desenvolvimento de tarefas.
É a opção mais indicada a partir do momento em que a empresa cresceu tanto a ponto de os gestores precisarem contar com ferramentas automatizadas para manter o rigoroso controle que garante a eficácia dos processos.
O ERP aprimora a gestão de estoque porque organiza e automatiza processos e controles, como o fluxo de estoque, entrada e saída de produtos, custos, preço de venda, política de descontos, comissões e outras.
Por exemplo, ele faz o monitoramento do produto desde o pedido ao fornecedor até ser enviado para o cliente. A rastreabilidade é uma constante.
As compras são organizadas pelo ERP. A partir de parâmetros configuráveis, ele avisa quando é necessário repor o estoque ou comprar insumos para matéria-prima. Desta forma, faltas no estoque se tornam um erro do passado. Os clientes serão, sempre atendidos.
A negociação de compra funciona melhor com um ERP. Permite catalogar os fornecedores, ter acesso a orçamentos para comparar valores. Desta forma, é possível posicionar seu produto de forma mais competitiva no mercado e aumentar margem de lucro, em muitas situações.
As compras são organizadas pelo ERP. A partir de parâmetros configuráveis, ele avisa quando é necessário repor o estoque ou comprar insumos para matéria-prima. Desta forma, faltas no estoque se tornam um erro do passado. Os clientes serão, sempre atendidos.
A negociação de compra funciona melhor com um ERP. Permite catalogar os fornecedores, ter acesso a orçamentos para comparar valores. Desta forma, é possível posicionar seu produto de forma mais competitiva no mercado e aumentar margem de lucro, em muitas situações.
As compras são organizadas pelo ERP. A partir de parâmetros configuráveis, ele avisa quando é necessário repor o estoque ou comprar insumos para matéria-prima. Desta forma, faltas no estoque se tornam um erro do passado. Os clientes serão, sempre atendidos.
Um bom ERP deve ter um aplicativo (APP) que possibilita realizar inventários de forma rápida,fácil e segura, através de smartphones, tablets ou coletores de dados. Dessa forma pode ser feita uma comparação entre o que foi contato e a quantidade que consta no ERP, que faz um ajuste e guarda a diferença para guarda as estatísticas.
Padronização de cadastramento, que facilita a identificação, armazenagem por endereço e inventário automatizado usando leitura de código de barras. Relatórios com informações atualizadas em tempo real.
Desorganização dificulta o processo de balanço de estoque e conferência ao passo que facilita fraudes e sumiço de produtos e matéria-prima.
Conecta os produtos com a codificação usada por cada fornecedor ou pelo código de barras, permitindo o envio de ordens de compra por relatório ou arquivo e a entrada das notas fiscais eletrônicas através do arquivo xml da nf-e.
Não há como falar a mesma linguagem do fornecedor, dificultando o envio de ordens de compra. Notas fiscais de compra tem que ser digitadas em planilhas, sistemas simples ou nem são controladas.
Ao receber os produtos, é possível categorizá-los por lote e registrar por código de barras. Como o ERP compara informações do pedido direto com as informações do código de barras, possíveis equívocos e lotes entregues por engano são coisas totalmente inimagináveis na gestão de estoque feita pelo software. O armazenamento é feito de forma organizada.
Acontece de lotes serem confundidos, principalmente quando as embalagens são muito iguais e o estoquista não se dá conta de que não aquele o produto correto. O armazenamento não segue uma lógica ou um padrão, o que sempre acaba dificultando a busca pelo produto no ato da reserva e separação.
Conferência entre o que foi pedido ao fornecedor e o que ele faturou.Conferência via leitura de código de barras entre o que foi faturado e o que, efetivamente, foi entregue, apontando eventuais divergências.
Impossibilidade ou grande dificuldade em fazer conferências, pois são realizadas de forma visual, estando sujeitas a muitos erros.
Produtos podem ser reservados a clientes mesmo antes da separação física. O sistema se encarrega de gerenciar isso.
Gestão das reservas é manual, dando lugar a falhas, esquecimentos e clientes não atendidos.
O ERP já faz a separação automática do pedido (ou seja, indisponibiliza para compra) e, uma vez que a organização física do espaço foi facilitada pelo sistema com armazenamento padronizado, fica muito mais eficiente a separação manual do produto.
Alguém precisa fazer a separação e, para isso, pode levar mais de um dia. Às vezes,não se encontra o produto ou não há um mapa de localização de onde está armazenado o produto solicitado.
Separação física é facilitada localizando os produtos através de endereços, através de relatório de separação ou de automação com app mobile (WMS).
Conferência da separação via código de barras, apontando eventuais divergências entre o que foi pedido pelo cliente e o que foi separado fisicamente.
Separação física é mais lenta, por ser feita de forma visual ou através de relatórios ou planilhas manuais.
Conferência da separação é visual, muito lenta e sujeita a falhas.
Atualização automática do custo médio e preço de compra. Cálculo do preço de venda em base a parâmetros de custos e margem.
ERP calcula a margem de lucro nos pedidos, facilitando a negociação. Relatórios de margem de lucro por período, produto, linhas, clientes, vendedores, etc.
Atualização de custos e preços manual, muito trabalhosa e com erros.
Impossível calcular a margem de lucro real de todas as vendas realizadas.
Sistema envia, de forma automática para o e-mail dos usuários, as informações e alertas que eles escolheram receber.
Usuários precisam correr atrás dessas informações, saber onde ir e como ter acesso aos dados, quando existentes.
Este fator facilitará muito o processo de administração de estoque em sua empresa e proporcionará os melhores resultados. Na hora de implantar processos e um programa de estoque eficaz, nós da Sidicom somos seus aliados! Além de realizar as tarefas básicas de organização e registro das operações realizadas e controlar todos os tipos de movimentação, o ERP S4 Sidicom oferece alguns diferenciais no programa de controle do estoque, como: