Postado em

Por que estruturar uma estratégia omnichannel em sua distribuidora?

admin

|

janeiro 18, 2021

Entenda o que é uma estratégia omnichannel e como implementá-la em sua distribuidora!

O ano de 2021 iniciou repleto de esperança para a economia como um todo. No caso das empresas distribuidoras, ele também vem com a oportunidade de estruturação de uma estratégia Omnichannel.

Isso porque a retomada da atividade econômica precisa se adaptar aos novos tempos. Os consumidores estão ainda mais conectados, e devem exigir experiências mais inovadoras e eficientes.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa da McKinsey detectou que uma mudança radical no comportamento dos consumidores de produtos e serviços aconteceu no ano passado. Antes da pandemia, a média de interações digitais das empresas com clientes estava em 36%; em junho de 2020, esse índice saltou para 58%. 

Sobre isso vamos lhe ajudar a refletir com este artigo.
Continue lendo para entender!

O que é uma estratégia omnichannel?

Omnichannel é uma abordagem multicanal para vendas. Busca fornecer aos clientes diversas formas de experienciar as compras, para que cada um escolha aquela que mais lhe agrada ou lhe for conveniente em cada ocasião.

Na prática, essa abordagem consiste na integração entre os canais de vendas e distribuição de mercadorias. Também o intercâmbio de informações e um entramado processual estratégico para garantir o perfeito funcionamento dos vários canais.

Em uma estratégia de omnichannel de vendas, normalmente disponibiliza-se aos clientes:

  • uma estrutura de televendas para aqueles que preferem ligar ou que precisam receber uma ligação para serem positivados. 
  • equipe de vendas externa para visitá-los e ver o que eles precisam comprar e “puxar” um pedido, ou uma visita consultiva para entender in loco a realidade do cliente;
  • venda externa do tipo pronta entrega, na qual o cliente compra e recebe na hora os produtos;
  • e, complementando tudo isso com chave de ouro: um e-commerce para atingir os clientes empresariais (B2B) ou até mesmo o consumidor final (B2C).

São inúmeras as vantagens de estruturar e executar uma estratégia omnichannel no mercado de distribuição. Elas vão desde a redução de custos até a gestão orientada por dados, passando por aumento nas vendas e margens de lucro, controle mais inteligentes de estoques etc.

→ Aprofunde-se mais neste tema, clique no banner a seguir para baixar um eBook onde nós mostramos quais passos devem ser dados para que sua distribuidora se torne mais omnichannel!

Posts similares

Distribuidora de produtos laboratoriais para análises clínicas conta com o sistema da Sidicom para rastrear produtos controlados e fazer gestão

Farmacêutico responsável técnico da Cristal Distribuidora explica como o ERP Sidicom proporciona rastreabilidade e conformidade legal.

Confira algumas dicas para iniciar a implementação do e-commerce B2B em sua empresa e potencializar vendas e receitas.

Assine nossa newsletter para receber as últimas atualizações e notícias

Periodicamente pesquisamos e compartilhamoes os melhores conteúdos de gestão e negócios diretamente em seu e-mail.
Fique tranquilo, nunca enviamos spam 🙂

Precisa de ajuda?