Postado em

Gestão de distribuição de alimentos? Cuidado com os perecíveis!

admin

|

outubro 3, 2018

As tarefas que desempenham equipes de distribuidoras de alimentos não são fáceis. Descobrir como armazenar alimentos perecíveis e como transportá-los sem desperdício é um grande desafio. A responsabilidade de manter esses alimentos em plenas condições de consumo até chegar em

As tarefas que desempenham equipes de distribuidoras de alimentos não são fáceis. Descobrir como armazenar alimentos perecíveis e como transportá-los sem desperdício é um grande desafio.

A responsabilidade de manter esses alimentos em plenas condições de consumo até chegar em seu destino final é uma necessidade e, portanto, é indispensável empregar sistemas que ajudem a manter o máximo de controle possível desses produtos durante o processo.

Para facilitá-los, precisamos entender bem o que pode dar errado e de quais maneiras podemos coibir que isso aconteça. Além de, é claro, tentar reduzir os custos da operação.

Como você faz gestão da informação?

Contar com centralização da informação é fundamental. Para isso, você precisa adotar um sistema de gestão de processos internos.

Ele serve, nesse contexto, como um banco de dados para que as informações não se percam e para que situações como estas não ocorram:

Entrega de produtos errados: os lotes de produtos comprados chegaram. Errados. Com embalagem um pouco parecida com a compra original, houve um engano. Se um ERP, rapidamente essa constatação seria feita. Não é o caso quando ocorre uma conferência manual de compra. Todo esse processo pode acabar fazendo com que o produto descongele, ocasionando desperdício.  

Conferência demorada de compra: isso faz com que o produto fique muito tempo fora da refrigeração e, novamente, pode acarretar em desperdício. Você pode melhorar essa sistemática aprimorando seu processo de conferência de compras. Clique aqui e saiba mais.

Erro do local de entrega: com tempo de deslocamento a mais do que o planejado, pode ser que os produtos tenham seu estado alterado. Isso pode comprometer o estado do produto e, consequentemente, torná-lo inapto para consumo. Ao contar com um sistema que centraliza informações dos processos, você evita esse tipo de problema.

Armazenamento é controlado pelo ERP: o produto estará adequadamente armazenado se você tiver um ERP. Ele emitirá alertas, a partir de parâmetros configuráveis, que vão avisar você quando chegar o momento de repor os produtos ou comprar insumos para matéria-prima. Desta forma, desperdício por excesso de produtos comprados se tornam um erro do passado. E os clientes serão, sempre atendidos.  

Quer saber mais sobre como o ERP vai te ajudar na gestão de logística de estoque? Clique aqui e saiba mais.

Para garantir mais inteligência e eficiência aos seus processos internos, solicite uma demonstração do ERP Sidicom agora mesmo!


A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

Posts similares

Veja como a PMI Brasil, importadora, exportadora e distribuidora de dispositivos médicos, tem no ERP Sidicom total amparo tecnológico.

Conheça as tendências de gestão empresarial que todo empresário ou gestor de negócios deve prestar atenção em 2025.

Distribuidora de produtos laboratoriais para análises clínicas conta com o sistema da Sidicom para rastrear produtos controlados e fazer gestão

Assine nossa newsletter para receber as últimas atualizações e notícias

Periodicamente pesquisamos e compartilhamoes os melhores conteúdos de gestão e negócios diretamente em seu e-mail.
Fique tranquilo, nunca enviamos spam 🙂

Precisa de ajuda?