As tarefas que desempenham equipes de distribuidoras de alimentos não são fáceis. Descobrir como armazenar alimentos perecíveis e como transportá-los sem desperdício é um grande desafio.
A responsabilidade de manter esses alimentos em plenas condições de consumo até chegar em seu destino final é uma necessidade e, portanto, é indispensável empregar sistemas que ajudem a manter o máximo de controle possível desses produtos durante o processo.
Para facilitá-los, precisamos entender bem o que pode dar errado e de quais maneiras podemos coibir que isso aconteça. Além de, é claro, tentar reduzir os custos da operação.
Como você faz gestão da informação?
Contar com centralização da informação é fundamental. Para isso, você precisa adotar um sistema de gestão de processos internos.
Ele serve, nesse contexto, como um banco de dados para que as informações não se percam e para que situações como estas não ocorram:
Entrega de produtos errados: os lotes de produtos comprados chegaram. Errados. Com embalagem um pouco parecida com a compra original, houve um engano. Se um ERP, rapidamente essa constatação seria feita. Não é o caso quando ocorre uma conferência manual de compra. Todo esse processo pode acabar fazendo com que o produto descongele, ocasionando desperdício.
Conferência demorada de compra: isso faz com que o produto fique muito tempo fora da refrigeração e, novamente, pode acarretar em desperdício. Você pode melhorar essa sistemática aprimorando seu processo de conferência de compras. Clique aqui e saiba mais.
Erro do local de entrega: com tempo de deslocamento a mais do que o planejado, pode ser que os produtos tenham seu estado alterado. Isso pode comprometer o estado do produto e, consequentemente, torná-lo inapto para consumo. Ao contar com um sistema que centraliza informações dos processos, você evita esse tipo de problema.
Armazenamento é controlado pelo ERP: o produto estará adequadamente armazenado se você tiver um ERP. Ele emitirá alertas, a partir de parâmetros configuráveis, que vão avisar você quando chegar o momento de repor os produtos ou comprar insumos para matéria-prima. Desta forma, desperdício por excesso de produtos comprados se tornam um erro do passado. E os clientes serão, sempre atendidos.
Quer saber mais sobre como o ERP vai te ajudar na gestão de logística de estoque? Clique aqui e saiba mais.
Para garantir mais inteligência e eficiência aos seus processos internos, clique AQUI e comece AGORA mesmo a organizar sua empresa com o ERP S4 da Sidicom.
A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook