Postado em

Implementação de ERP: coisas que aprendi em 90 dias

admin

|

junho 26, 2017

Sou dono de uma distribuidora de porte médio. Começamos bem pequenos e, hoje, o quadro de colaboradores conta com 90 pessoas. Quando comecei, eu e meu pai tínhamos uma sociedade. Fizemos um empréstimo e vendemos um carro para tirar o

Sou dono de uma distribuidora de porte médio. Começamos bem pequenos e, hoje, o quadro de colaboradores conta com 90 pessoas. Quando comecei, eu e meu pai tínhamos uma sociedade. Fizemos um empréstimo e vendemos um carro para tirar o negócio do papel. Deu certo.  

Nossa segunda etapa   

Logo em seguida, fomos crescendo. O serviço foi ficando notável ao passo que tínhamos problemas em equilibrar demanda e estoque. Tínhamos sempre muitos pedidos, mas com frequência não tínhamos em estoque o suficiente para sustentar uma semana inteira sem ter que, desesperadamente, contatar um fornecedor para pedir reposição.  

Além disso, não conseguíamos fixar um dia para fazer compras: às vezes, era no sábado. Outras vezes, na terça-feira. Sempre em desespero. Em muitas ocasiões, não encontramos fornecedor algum que nos atendesse com a rapidez que queríamos. Ficávamos sem escolha senão deixar os clientes esperando até que algum deles pudesse nos socorrer.  


Você pode se interessar por esses posts:

Controle de movimentação de estoque: evite problemas com seus produtos

Gestão de compra e estoque – como a tecnologia pode ajudar minha empresa hoje?

Distribuidoras com ERP x Distribuidoras sem ERP: compare os processos


A partir dali, não conseguiríamos sozinhos

As pessoas começaram a dizer que “nossa distribuidora não tinha nada” e algumas deixaram de comprar conosco. Precisávamos tomar uma providência para organizar todos os processos.  

Pesquisando na internet, conheci o ERP e o serviço de controle de estoque que ele oferece. Ele prometia muita organização e eu senti que aquela era a decisão que buscávamos. Aceitei o desafio.

À princípio, fiquei temeroso pelo processo de implementação do ERP: apreensivo por encarar um processo de 90 dias com um sistema que eu não conhecia e não sabia como iríamos nos adaptar. Temi por toda a minha equipe de colaboradores ter de passar por um treinamento que eu não sabia como iria reagir. Eu não sabia exatamente se estava contratando o serviço certo.

Ótima decisão

Mas eu estava. Os 90 dias de implementação do ERP foram uma ótima surpresa: muito aprendizado. Percebemos o quanto a falta de padronização nos processos de estoque atrapalhavam o processo de contagem e balanço, porque havia equívocos nos registros dos levantamentos.

Por duas vezes, recebemos produtos de marca errada. Ninguém se deu conta, já que as embalagens do produto que pedimos e do produto que recebemos eram quase iguais. Em ambas ocasiões, tivemos um prejuízo de cerca de R$ 11 mil com o desperdício, pois foram vários lotes de produto vencidos que não demos conta de vender.

Com a implementação do ERP, nos demos conta de que, até então, não sabíamos quem entrava e quem saia do estoque, nem sequer tínhamos controle de quem retirava o quê: era uma bagunça!

Uma rotina organizada e livre de contratempos

Hoje, temos leitores de códigos de barra em alguns smartphones que distribuímos para alguns colaboradores que foram treinados no ERP S4. Tudo fica registrado: o que entra no estoque, quem retira, para qual finalidade, data e horário.

Todos os lotes de produtos que recebemos são identificados pelo ERP já na entrega: ele emitiu um alerta, de forma imediata, sobre uma carga que recebemos equivocadamente, logo na conferência de chegada.  

Resultado: cruzamos os dados do sistema e acusamos o erro já na chegada do produto. E nossas compras são feitas, sempre, às quartas-feira: ele emite um sinal de alerta para avisar que está perto de acabar determinado produto. Além disso, montamos um catálogo de bons fornecedores no qual sempre há algum deles disposto a nos atender.

Fiquei muito satisfeito com o processo vivido durante os 90 dias de implementação do ERP. Justamente porque pude visualizar onde estávamos errando. Hoje certamente sou muito mais preparado do que antes e mais atento também. E nossos processos internos de estoque são todos centralizados.


A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.

Posts similares

Veja como a PMI Brasil, importadora, exportadora e distribuidora de dispositivos médicos, tem no ERP Sidicom total amparo tecnológico.

Conheça as tendências de gestão empresarial que todo empresário ou gestor de negócios deve prestar atenção em 2025.

Distribuidora de produtos laboratoriais para análises clínicas conta com o sistema da Sidicom para rastrear produtos controlados e fazer gestão

Assine nossa newsletter para receber as últimas atualizações e notícias

Periodicamente pesquisamos e compartilhamoes os melhores conteúdos de gestão e negócios diretamente em seu e-mail.
Fique tranquilo, nunca enviamos spam 🙂

Precisa de ajuda?