Falar sobre inovação nas organizações pode ser o caminho para 2020 ser um ano de mudanças!
O início do ano é sempre uma boa época para rever velhos hábitos e estimular mudanças. Por isso, resolvemos trazer um tema que é muito falado, porém pouco aplicado com verdadeira eficiência.
Afinal, quem não está preocupado com essa questão tende a ser superado, muito em breve, pela concorrência.
Você quer inovar e não sabe por onde começar? Aproveite esse post e se inspire. Faça 2020 ser um ano revolucionário!
Inovação nas organizações: estimule a criatividade
Não basta apenas “fazer diferente”, é necessário fazer diferente de forma eficiente.
Porém, muitas empresas não proporcionam os estímulos necessários para que seus funcionários desenvolvam a criatividade de forma eficaz.
Não existe inovação nas organizações sem criatividade. Mas, é importante lembrar que a criatividade deve ser uma cultura dentro da empresa.
Assim, ela precisa ser pensada, fazer parte e estar presente em todos os setores da empresa.
Quer saber como estimular a criatividade dos seus funcionários de forma prática?
- Dê espaço para novas ideias e sugestões;
- Acredite no potencial dos funcionários. Muitas vezes é necessário observar o problema por outro ângulo para encontrar a solução;
- Incentive o trabalho em equipe. Grupos que trabalham unidos tendem a encontrar soluções mais criativas para diversas situações.
Ações diferentes x resultados diferentes!
Pode parecer óbvio, mas precisamos lembrar que os resultados só mudam quando as ações também mudam.
É comum que os mesmos problemas sejam pauta nas empresas de forma rotineira, como se estivessem em um beco sem saída.
Para isso, é importante entender que a inovação nas organizações só acontece a partir de novas formas e novas estratégias.
Se você insistir nas mesmas técnicas e soluções, é muito provável que tudo se mantenha inalterado.
Um exemplo prático é quando a resposta para a pergunta: “Por que esse processo é feito desta forma?” é sempre apenas uma: “Sempre foi assim”.
Para favorecer a inovação nas organizações, é preciso não ter medo de arriscar.
Tentar caminhos novos e observar o que está sendo feito ao redor é indispensável para inovar.
70% e 30%: ações diferentes na prática
Acreditamos que a inovação nas organizações também deve ser gerenciada para que possa ser otimizada. Por isso, é importante que se dedique sempre um tempo a ela.
Uma ótima maneira de aplicar isso na prática é inserir na rotina da sua empresa a técnica de investimento de tempo: 70% e 30%.
- 70% do tempo de trabalho: é investido com tarefas recorrentes, que precisam ser feitas mensalmente;
- 30% do tempo de trabalho: é dedicado para medidas inovadoras, que possam trazer algum benefício para a empresa e para a equipe.
Com essa meta, cada colaborador passa a fazer não apenas o gerenciamento de suas tarefas, mas também de seu tempo disponível.
Fazer tudo o que precisa ser feito e, depois, se dedicar à inovação, é o segredo para revolucionar a gestão da empresa sem sair dos trilhos.
Gostou das nossas dicas?
É claro que muitos empecilhos podem ocorrer durante essa jornada, como problemas na equipe, na empresa ou mesmo na economia mundial.
Entretanto, o importante é seguir persistindo para alcançar o objetivo traçado.
Lembre-se: até hoje, nenhum vencedor atingiu o êxito desistindo do seu objetivo na metade do caminho.
A Sidicom: 30 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.