Automática

Automática

Ideal para fazer uma ordem de compra a um fornecedor específico em base à necessidade do estoque* ou reposição de vendas.

Localização no sistema: Compras -> Ordens de compra -> Guia automática

Você pode aplicar diversos filtros para pesquisar os produtos que deseja analisar a necessidade de compra, e depois clique em “Gerar itens”. O sistema vai lançar os produtos na ordem de compra e você pode visualizar eles na guia “Produtos lançados”.

Clicando em “selecionar” você pode abrir detalhes do produto, como histórico de compras, vendas, cálculo da sugestão de compra e muitas outras informações.

Caso haja a necessidade de alterar a quantidade ou até mesmo excluir um produto da ordem de compra, basta acionar dar enter ou duplo clique sobre o item desejado que o sistema irá carregar o produto na guia “Digitação de produtos”, onde você poderá realizar tais procedimentos.

Terminando de realizar os devidos ajustes das quantidades e produtos, você está apto a seguir para o próximo passo do processo de criação da ordem de compra que é o envio da sua necessidade ao fornecedor.

*necessidade do estoque, como funciona o cálculo feito pelo sistema e como você pode configurar: clique aqui

-códigos dos fornecedores, como cadastrar: clique aqui

-como lançar e utilizar ordens de compra, clique nas opções abaixo:
vídeo aula resumida
vídeo aula completa

Ordens de compra pendentes
Quando é vinculada uma nota de fornecedor a uma ordem de compra o sistema faz algumas validações, entre elas se a quantidade que consta na nota emitida pelo fornecedor é a mesma que a quantidade solicitada na ordem de compra. Se for menor o sistema avisa e dá a opção de gerar uma nova ordem de compra com as pendências, que estará ligara à ordem de compra original. Isso pode ser controlado na tela da ordem de compra ou por relatório.
Manual: clique aqui