A Medicom é uma farmácia especializada em medicamentos especiais, fundada em 1988. Parte do Grupo Cristal, a companhia está sediada em Porto Alegre e também em outros dois estados; são 6 unidades de negócio que empregam 70 colaboradores diretos e atendem a mais de 50 mil clientes.
Neste artigo, você vai ver como a Medicom conseguiu colocar sua estratégia de e-commerce para rodar em tempo recorde e atender a todo o Brasil entregando em até 24 horas em todas as capitais. Tudo isso de maneira integrada e eficaz. Confira!
→ Comece vendo o depoimento de Lino Zinn, diretor da Medicom:
Desafio: integrar o ERP com a plataforma de e-commerce
Em 2019, a Medicom iniciou sua operação de e-commerce, uma estratégia que já vinha em estudo há tempos. Cerca de 600 itens do mix de produtos comercializados pela empresa passaram a ser vendidos via internet.
Como toda organização que só trabalhava com vendas físicas, a Medicom enfrentou alguns desafios antes de a atender seus clientes também via internet. Uma das mais mais significativas foi integrar o sistema integrado de gestão (ERP) com a plataforma de e-commerce, evitando dissociar os controles administrativos e estratégicos.
ERP Sidicom integrado à plataforma Fastcommerce
Desde 2003, a Medicom conta com o ERP Sidicom. Essa solução integra todos os processos da companhia, permitindo um controle de ponta a ponta. Dessa forma, Lino Zinn, diretor da Medicom, conta: “Precisávamos integrar o sistema ao e-commerce para que, por exemplo, o estoque fosse atualizado em tempo real”, conta
A plataforma de e-commerce escolhida pela Medicom foi a Fastcommerce. E a Sidicom conseguiu em tempo recorde fazer a integração da Fastcommerce com o ERP Sidicom. “Em pouco tempo, já tínhamos integração total, o que nos deu muita segurança para começar a operar nossas vendas online”, afirma o executivo.
Resultados: automação, agilidade e redução de custos
Integração tecnológica é sinônimo de automação, o que possibilita ganhar agilidade, eliminar falhas e diminuir custos. Foi pensando nisso que a Medicom buscou essa parceria com a Sidicom.
Conforme Lino Zinn, “estar online não é mais uma opção: ou a empresa entra no mundo digital ou estará fadada a perder mercado”, e o executivo vai além, testemunhando que a operação de e-commerce da Medicom também fortaleceu as vendas offline. “Estamos plenamente convencidos de que é preciso ter uma estratégia omnichannel para colher os melhores frutos de estar online”.
Medicom preparada em tempos de pandemia
Com o isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19, a Medicom está totalmente preparada para seguir vendendo online. “Em nosso e-commerce temos dois mil clientes cadastrados em todos os estados do Brasil, com logística eficiente e entregas em até 24 horas em todas as capitais, o que nos ajuda a ter uma forte presença nacional”, testifica Lino.
A integração do ERP com a plataforma de e-commerce fez toda a diferença, pois a empresa tem tudo acontecendo de maneira coordenada, sem retrabalhos e sem erros.
“Como nossa roda já estava girando, estamos conseguindo contornar os impactos da crise. Seria bastante complicado se tivéssemos que correr agora com a criação de uma estratégia de e-commerce. E, com certeza, ter o ERP integrado à plataforma de vendas virtuais nos ajudou muito”, pondera o diretor Lino Zinn.
Integre o ERP Sidicom à sua plataforma de e-commerce e fique tranquilo para vender online
Se você já conta com o ERP Sidicom, saiba que fazer a integração do sistema com sua plataforma de e-commerce é um processo bastante rápido. Com isso, você garante que suas vendas online sigam o mesmo fluxo de gestão e controle que o restante das áreas da sua empresa.
O ERP Sidicom permite que seu times administrativos tenham todos os controles centralizados, integrem seu e-commerce, emitam Notas Fiscais Eletrônicas com o melhor emissor do mercado, realizem vendas externas via app e muito, muito mais! Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!