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Melhorar o desempenho no trabalho: aprenda a aumentar seu índice de produtividade

Melhorar o desempenho no trabalho

O índice de produtividade é uma importante ferramenta da área de gestão empresarial utilizada para avaliar o equilíbrio entre investimento versus resultados alcançados no ambiente corporativo. E manter tudo isso alinhado é fundamental para melhorar o desempenho no trabalho.

Essa preocupação implica, entre outras coisas, em tomar decisões rápidas com inteligência, uma vez que as coisas estão cada vez mais aceleradas e os profissionais com cargas de trabalho cada vez maior cujos prazos cada vez mais reduzidos.

A otimização do índice de produtividade consiste, basicamente, em melhorar o desempenho no trabalho. E esse bom depende de um tempo administrado de forma conveniente. Há muitos jeitos de alcançar esse resultado, cabe a você encontrar a fórmula mais adequada para otimizar sua rotina profissional.

Uma vez que o índice de produtividade aumenta, a sua vida melhora. Os dias ficam mais tranquilos, livres de estresse e tensão, já que você melhora seu desempenho no trabalho e abre mão das horas-extras, ou pior, de levar trabalho para casa.

Saiba como melhorar o desempenho no trabalho  

Assuma uma tarefa de cada vez

Melhorar o desempenho no trabalho depende, em termos básicos, de organização e planejamento de tudo o que vai ser executado durante a rotina diária. E a dica carro-chefe é: não misture as tarefas. Não queira solucionar várias delas ao mesmo tempo. Quando der início a um trabalho, mergulhe nele até estar totalmente finalizado.


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Crie uma lista do que precisa ser feito

Criar uma lista daquilo que precisa ser feito é uma dica tão previsível quanto útil, pois, algumas vezes, subestimamos o poder que as listas têm. Elas são práticas e organizam nossas ideias.

No início do expediente, crie uma lista de tudo o que há para ser feito naquele dia. Ao terminar de executar cada tarefa, risque da lista. Você se sentirá muito mais produtivo quando ver que a lista foi toda eliminada.

Reconheça o que faz você perder tempo

Há atividades que roubam seu tempo, aos poucos. Principalmente nesta época em que contamos com a internet em todos os lugares, temos muitas distrações. Quer dar uma conferida na lista lotada de e-mails ou em suas redes sociais? No celular? Lembre-se de que nada disso é trabalho e, portanto, evite misturar tais atividades com a produção. Se precisa fazê-lo, então inclua na lista de atividades a serem realizadas no dia, estipule prazos limites de tempo para permanecer nestes espaços. Aguarde o tempo livre do dia para executar tais atividades.   

Otimize o tempo que você gasta tomando decisões

Perder tempo para decidir determinadas coisas é inútil. Não perca horas preciosas decidindo aquilo que não fará nenhuma diferença. Por exemplo, você é uma pessoa  indecisa no que tange escolha de vestimentas, gasta muito tempo escolhendo uma roupa para vestir. Então, procure manter um armário com roupas em tons neutros para que não precise perder tempo fazendo combinações. Esse exemplo poderia ser aplicado a absolutamente todos os processos que podem ser facilitados pelos aspectos da praticidade.


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