Você sabia que 47% das vendas online em todo o mundo aconteceram via marketplaces em 2022? É o que aponta um levantamento da Web Retailer.
Tendência crescente, as plataformas que reúnem diversos fornecedores e permitem aos consumidores comprar variados produtos e/ou serviços em uma única transação, realmente vieram para ficar.
Diante disso, é normal que gestores de empresas de distribuição se perguntem qual o melhor caminho a seguir: competir ou incorporar esse modelo de negócio?
Nós vamos te ajudar a pensar sobre isso ao longo deste artigo. Continue lendo!
O que são marketplaces?
Marketplaces são plataformas onde diversos fornecedores podem vender seus produtos ou serviços para uma ampla base de clientes. Eles se diferenciam de simples lojas virtuais justamente porque os compradores podem adquirir produtos de diferentes empresas em uma única transação.
Além disso, o marketplace é apenas a interface virtual desse negócio. Os proprietários de marketplaces não tem o inventário que sua plataforma vende, ao contrário dos proprietários de e commerces comuns. Ele apenas fornece o ambiente e as ferramentas digitais, além de trabalhar para obter tráfego para a plataforma e converter as visualizações do site em vendas.
Aos fornecedores cabe receber os pedidos realizados no marketplace e prosseguir com as entregas.
→ Exemplos de marketplaces de sucesso:
- Mercado Livre;
- Amazon;
- Americanas;
- Magazine Luiza.
Por que as empresas estão vendendo em marketplaces?
Há diversas razões pelas quais cada vez mais empresas tem optado por entrar em marketplaces. Entre as principais, destacam-se:
- Exposição da marca;
- Diversificação dos canais de promoção e vendas;
- Aproveitamento da reputação de plataformas amplamente conhecidas;
- É fácil oferecer uma grande variedade de produtos;
- Os custos com Marketing são reduzidos, pois o marketplace se encarrega de gerar tráfego e atrair os consumidores etc.
Também é interessante saber que empresas que vendem em um marketplace obtêm 38% mais retorno sobre os investimentos (ROI) do que aquelas que não o fazem. Além disso, quem vende em dois ou mais marketplaces aumenta a receita em 120%, segundo estudo da Making Science.
→ Leia também: Como abrir um e-commerce: Entenda todos os tópicos da nova lei que regulamenta vendas online.
Integração da plataforma de marketplace com o ERP: por que isso importa?
Para finalizar, deixamos um conselho: se você vai vender via marketplace, precisa de um ERP que se integre à plataforma e torne todo o backoffice mais automatizado e inteligente.
Você já conhece o ERP S4? Trata-se de uma solução integrada de gestão empresarial desenvolvida pela Sidicom, que já está no mercado desde 1989 — desde 2010, a empresa conta com a certificação ISO 9001.
O ERP S4 se integra facilmente às plataformas de marketplace e permite que sua equipe administrativa tenha todos os controles centralizados — de maneira integrada com a loja virtual —, emita Notas Fiscais Eletrônicas com o melhor emissor do mercado, realize vendas externas via app e muito, muito mais!
→ Leia também: Distribuidora Durin integra ERP S4 ao e-commerce e melhora controles gerenciais.