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Processos colaborativos: Como o ERP melhorou a rotina de trabalho de nossa empresa

admin

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setembro 12, 2017

O objetivo de empresários é que suas companhias atinjam as metas e objetivos propostos: o nosso sempre foi este. Para que isso aconteça, é indispensável que todos os setores se envolvam na busca pelos objetivos em comum, instaurando a política

O objetivo de empresários é que suas companhias atinjam as metas e objetivos propostos: o nosso sempre foi este. Para que isso aconteça, é indispensável que todos os setores se envolvam na busca pelos objetivos em comum, instaurando a política dos processos colaborativos.

Mas fazer um diagnóstico disso é muito fácil quando não se vive a realidade de uma empresa.

Tínhamos verdadeira dificuldade em pensar nas alternativas para isso até que descobrimos os sistemas de gestão integrada.

Hoje temos absoluta certeza que eles vieram para satisfazer esta necessidade de estabelecer processos colaborativos em âmbito empresarial.

Se você acompanha este blog, já sabe que o ERP é um software integrado por subsistemas de gerenciamento que armazenam e tratam todos os dados da empresa e, por centralizá-los, faz com que se comuniquem entre si.

São informações dos setores logístico, financeiro e fiscal, vendas, produção, estoque, etc.

Tais medidas facilitam o controle de todos os procedimentos, por meio da lógica dos processos colaborativos. (Se você ainda não sabe o que é o ERP, clique AQUI e conheça).

Este é um relato de como o ERP mudou nossa rotina de trabalho com a introdução do conceito de processo colaborativo em nossa empresa.


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  • Centralizamos informações

Vínhamos de uma realidade de extrema desordem. Com frequência, papéis desapareciam simplesmente e, não raro, ocorria o sumiço de relatórios inteiros. Os dados eram imprecisos e, às vezes, no próprio processo de transmitir os dados uns aos outros, equivocávamos-nos com a informação. O ERP permite centralizar todas as informações no mesmo banco de dados, possibilitando analisar com exatidão os resultados.   

  • Tempo melhor aproveitado

Com um sistema digital e seguindo a premissa dos processos colaborativos, todos os procedimentos são feitos de forma mais ágil. Nós tínhamos muitos problemas com elaboração de catálogo de produtos em estoque, verificação de disponibilidade do produto em estoque e também com compras. Com este sistema, o pedido do cliente é atendido mais rápido.    

  • Aumentou nossa produtividade

Com um tempo melhor aproveitado, a jornada de trabalho de todos rende muito mais e se torna mais prazerosa, já que todos sentem que estão fazendo mais coisas em menos tempo. Isso aumenta a satisfação de cada um de nós, torna o dia bastante produtivo e aumenta o engajamento de toda a equipe.   

  • Exterminamos falhas dos processos colaborativos

O diferencial de contar o ERP é que ele, como todo sistema de informatização, não admite falhas (salvo algum problema técnico). Portanto, ele checa dados com precisão e de forma muito exata. Melhoramos muito no que compreende as datas de compra de matéria-prima. Este era um tópico que dava muita dor de cabeça e, com frequência, comprávamos e sobrava (ou faltava). Não sei qual das duas coisas era pior. Agora, o próprio sistema prevê datas de compra com base nos dados armazenados anteriormente e levando em consideração o processo de produção e material utilizado.

  • Acabamos com as multas de tributação

Este poderia ser englobado no tópico de “exterminamos falhas”, mas o ganho que tivemos foi bastante significativo com relação ao processo de gestão tributária. Diferente de antes, atualmente ela é toda realizada pelo ERP e resultou em uma diminuição da incidência de multas. O sistema opera todo o departamento fiscal em plena observância das normas de negociação, prazo e tributações. O que fez muita diferença na hora de emitir nota fiscal.


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