7 tendências de gestão empresarial para 2024

admin

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fevereiro 13, 2024

Confira as tendências de gestão de negócios para 2024 e coloque sua empresa no rumo certo.

As tendências de gestão empresarial para 2024 são muitas. Elas seguem o ritmo acelerado das mudanças mercadológicas na atualidade.

Dos movimentos da macroeconomia ao ESG sendo cobrado de companhias de todos os portes e segmentos. Passando pelos avanços da Inteligência Artificial e a necessidade de controles administrativos mais automatizados e orientados por dados.

Confira, a seguir, o que todas as lideranças empresariais devem ter em perspectiva para o sucesso de seus negócios ao longo deste ano!

Tendências de gestão empresarial para 2024

Macroeconomia

1. Taxas de juros em queda, inflação ainda requerendo cuidados 

Em todo o globo, os bancos centrais começam a reduzir as taxas de juro. Contudo, com a inflação global ainda em 5%, os consumidores devem continuar parcimoniosos, segundo estimativa da The Economist.

Para as empresas, o refinamento do equilíbrio financeiro é uma meta a ser perseguida ao longo do ano. Especialmente àquelas cujo core business gira em torno de bens de consumo.

Por um lado, as linhas de crédito devem se tornar mais atrativas; por outro, a concorrência nas vendas seguirá acirrada. 

Tecnologia

2. Inteligência Artificial definindo o sucesso dos negócios

Em cinco anos, os investimentos em IA (e o grau de aproveitamento das ferramentas e serviços em torno dessa tecnologia) devem determinar o sucesso de companhias nos mais variados segmentos do mercado. É o que aponta o Boston Consulting Group.

O conselho dos especialistas é: em 2024, aproveite a IA Generativa para automatizar processos, principalmente aqueles ligados à experiência do cliente

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Tecnologia

3. Gestão de dados como diferencial competitivo

À medida que o acesso à coleta e à análise de dados em grande escala baseada na IA se torna mais democratizado, a competitividade aumenta. Isso significa que melhor se sairão as empresas com agilidade para decidir com base em evidências, observando tendências e atuando com antecipação. 

ESG

4. A responsabilidade socioambiental definindo a reputação corporativa

No ritmo dos últimos anos, em 2024 continuará em alta a vigilância da opinião pública sobre os impactos dos negócios na sociedade e no meio ambiente

No Fórum Econômico Mundial, em Davos/Suíça, esse foi um tema transversal, conforme destaca o Financial Time. Com destaque para a crescente desconfiança das pessoas nos governos e nas instituições, inclusive empresariais.  

Em síntese, organizações que, de fato, se comprometerem com a reversão das mudanças climáticas verão sua reputação aumentar — um ativo intangível definidor do valor de mercado das companhias

5. Diversidade e inclusão para acompanhar a dinamicidade do mercado

O reconhecimento de que o talento vem em todas as idades, formas, tamanhos e cores também vêm separando as empresas bem-sucedidas daquelas que apenas sobrevivem.

Não há mais espaço para racismo e sexismo nos ambientes empresariais. Isso inclui desde os processos de recrutamento e seleção de funcionários até a escolha de fornecedores e parceiros de negócios, passando pelo diálogo com o mercado.

“Sempre houve um argumento comercial para garantir forças de trabalho diversificadas e inclusivas, mas na era da IA, à medida que dependemos cada vez mais das máquinas para tomar decisões que impactam os seres humanos, isso é mais importante do que nunca”, destaca a Forbes

Gestão estratégica

6. Resiliência e autenticidade como palavras-chave no sucesso empresarial

A capacidade de garantir que a empresa esteja preparada para as intempéries (macroeconômicas, mercadológicas, climáticas, entre outras) também deve ser perseguida em 2024.

Isso implica em mapear riscos, mitigar vulnerabilidades e ter planos de contingência consistentes. 

Ao mesmo tempo, em meio a tanta inovação tecnológica, será preciso transparecer ainda mais autenticidade — substantivo escolhido como termo do ano pelo dicionário americano Merriam-Webster

Ou seja, os negócios mais bem-sucedidos serão aqueles com visão clara, valores bem definidos e uma cultura organizacional única.

7. Operações comerciais com foco mais analítico e consultivo

A Gartner fez uma pesquisa na qual detectou que consumidores e compradores corporativos valorizam mais os profissionais de vendas com atuação consultiva. Em outras palavras, eles não querem ser convencidos, mas sim auxiliados para a melhor decisão. 

Portanto, deve-se preparar a força de vendas para a consultoria; para orientar os compradores em vez de apressá-los para fechar negócio. 

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