As tendências de gestão empresarial para 2024 são muitas. Elas seguem o ritmo acelerado das mudanças mercadológicas na atualidade.
Dos movimentos da macroeconomia ao ESG sendo cobrado de companhias de todos os portes e segmentos. Passando pelos avanços da Inteligência Artificial e a necessidade de controles administrativos mais automatizados e orientados por dados.
Confira, a seguir, o que todas as lideranças empresariais devem ter em perspectiva para o sucesso de seus negócios ao longo deste ano!
Tendências de gestão empresarial para 2024
Macroeconomia
1. Taxas de juros em queda, inflação ainda requerendo cuidados
Em todo o globo, os bancos centrais começam a reduzir as taxas de juro. Contudo, com a inflação global ainda em 5%, os consumidores devem continuar parcimoniosos, segundo estimativa da The Economist.
Para as empresas, o refinamento do equilíbrio financeiro é uma meta a ser perseguida ao longo do ano. Especialmente àquelas cujo core business gira em torno de bens de consumo.
Por um lado, as linhas de crédito devem se tornar mais atrativas; por outro, a concorrência nas vendas seguirá acirrada.
Tecnologia
2. Inteligência Artificial definindo o sucesso dos negócios
Em cinco anos, os investimentos em IA (e o grau de aproveitamento das ferramentas e serviços em torno dessa tecnologia) devem determinar o sucesso de companhias nos mais variados segmentos do mercado. É o que aponta o Boston Consulting Group.
O conselho dos especialistas é: em 2024, aproveite a IA Generativa para automatizar processos, principalmente aqueles ligados à experiência do cliente.
→ Baixe este eBook para aprender a usar o ChatGPT nos processos comerciais do seu negócio:
Tecnologia
3. Gestão de dados como diferencial competitivo
À medida que o acesso à coleta e à análise de dados em grande escala baseada na IA se torna mais democratizado, a competitividade aumenta. Isso significa que melhor se sairão as empresas com agilidade para decidir com base em evidências, observando tendências e atuando com antecipação.
ESG
4. A responsabilidade socioambiental definindo a reputação corporativa
No ritmo dos últimos anos, em 2024 continuará em alta a vigilância da opinião pública sobre os impactos dos negócios na sociedade e no meio ambiente.
No Fórum Econômico Mundial, em Davos/Suíça, esse foi um tema transversal, conforme destaca o Financial Time. Com destaque para a crescente desconfiança das pessoas nos governos e nas instituições, inclusive empresariais.
Em síntese, organizações que, de fato, se comprometerem com a reversão das mudanças climáticas verão sua reputação aumentar — um ativo intangível definidor do valor de mercado das companhias.
5. Diversidade e inclusão para acompanhar a dinamicidade do mercado
O reconhecimento de que o talento vem em todas as idades, formas, tamanhos e cores também vêm separando as empresas bem-sucedidas daquelas que apenas sobrevivem.
Não há mais espaço para racismo e sexismo nos ambientes empresariais. Isso inclui desde os processos de recrutamento e seleção de funcionários até a escolha de fornecedores e parceiros de negócios, passando pelo diálogo com o mercado.
“Sempre houve um argumento comercial para garantir forças de trabalho diversificadas e inclusivas, mas na era da IA, à medida que dependemos cada vez mais das máquinas para tomar decisões que impactam os seres humanos, isso é mais importante do que nunca”, destaca a Forbes.
Gestão estratégica
6. Resiliência e autenticidade como palavras-chave no sucesso empresarial
A capacidade de garantir que a empresa esteja preparada para as intempéries (macroeconômicas, mercadológicas, climáticas, entre outras) também deve ser perseguida em 2024.
Isso implica em mapear riscos, mitigar vulnerabilidades e ter planos de contingência consistentes.
Ao mesmo tempo, em meio a tanta inovação tecnológica, será preciso transparecer ainda mais autenticidade — substantivo escolhido como termo do ano pelo dicionário americano Merriam-Webster.
Ou seja, os negócios mais bem-sucedidos serão aqueles com visão clara, valores bem definidos e uma cultura organizacional única.
7. Operações comerciais com foco mais analítico e consultivo
A Gartner fez uma pesquisa na qual detectou que consumidores e compradores corporativos valorizam mais os profissionais de vendas com atuação consultiva. Em outras palavras, eles não querem ser convencidos, mas sim auxiliados para a melhor decisão.
Portanto, deve-se preparar a força de vendas para a consultoria; para orientar os compradores em vez de apressá-los para fechar negócio.
Como está sua preparação para as tendências de gestão empresarial em 2024?
Aqui na Sidicom Software, estamos sempre de olho na evolução do mercado. Afinal, nossa missão é ajudar você, que é nosso cliente, a manter tudo sob controle, automatizado e eficiente.
Estamos sempre atualizando o ERP Sidicom para que ele se mantenha à altura das suas necessidades — e o mais afinado possível com os desafios mercadológicos que surgem.
O ERP Sidicom é ideal para indústrias e distribuidora dos mais diversos matizes, pois potencializa a gestão estratégica de ponta a ponta.
Com o ERP Sidicom, sua empresa tem benefícios organizacionais e financeiros, deixando de lado tarefas de rotina e as que não geram recursos.
Seu time dispõe de mais tempo para pensar em negócios, atuando com mais estratégia, rapidez e eficiência. Por exemplo, conta com indicadores de desempenho e controle de metas.
→ Migre os dados do seu sistema antigo para o ERP da Sidicom. Aproveite uma ferramenta exclusiva que permite fazer isso de forma rápida! ←
Nossa equipe de atendimento experiente e material de ensino moderno dão a confiabilidade para que a mudança de sistema seja conduzida de forma planejada, segura e personalizada.
Veja agora o sistema Sidicom em funcionamento:
Para aproveitar as tendências de gestão empresarial para 2024 a favor do seu negócio, conheça o sistema Sidicom. → Solicite uma demonstração agora mesmo.