Incluindo novos clientes

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Incluindo novos clientes
Cadastros > Clientes > Cadastro de Clientes


Para cadastrar um novo cliente no sistema deve ser atribuído um código para ele. Isso pode ser feito de forma manual (digitando o numero desejado no campo “código”) ou automática, ativando o botão “novo cliente”, na borda superior da tela. Neste último caso o sistema irá começar a buscar o primeiro código livre a partir do numero que estiver no numerador automático de clientes, que está em numeradores automáticos.

Para consultar se um cliente já está cadastrado, basta ativar a consulta, clicando na pasta amarela ao lado do campo código ou teclando F4 quando o cursor estiver nesse campo.

O cadastro de clientes tem alguns campos iniciais de informações e depois diversas "fichas" onde tem mais informações referentes ao cliente. Na inclusão de um novo cliente algumas dessas fichas estarão desabilitadas, só ficando disponíveis depois que o cliente for incluído no sistema.

Os campos do cadastro são:


1)        Código

Este campo informa o código do cliente no sistema. É criado automaticamente após clicar no botão “Novo Cliente”, porém permite que seja cadastrado um código manualmente.


2)        Nome

Nome fantasia do cliente. Quando não houver nome fantasia especifico digitar a razão social de forma inteira ou resumida. Este campo é o que vai aparecer na maioria dos relatórios e consultas em tela do sistema como sendo o nome do cliente.


3)        Razão social

Razão social do cliente. No caso de pessoa física repetir o campo “nome”. Por padrão o sistema copia aqui o que foi digitado no campo "nome”. Este campo vai sair como sendo o nome do cliente em relatórios bem específicos, como na emissão de notas fiscais, cobranças bancárias e livros fiscais e opcionalmente nos relatórios de pedidos e romaneios de entrega.


4)        Matriz

É uma forma de agrupar clientes do mesmo grupo que tenha mais de uma filial, com a finalidade de gerar informações totalizadas de venda no relatório de Vendas por cliente. Mostrando o total de cada filial e da matriz.


Ex.: Eu tenho o cliente 000001, 000002, 000003 e 000004. Todos pertencem ao grupo X que é o cliente 000001.


No cadastro dos clientes 000001, 000002, 000003 e 000004 eu coloco que a matriz é o cliente 000001. Quando gerar um relatório de Vendas por cliente marcando a opção de relatório “Cliente (agrupado por matriz)”, o relatório será gerado com um subtotal para o grupo de clientes ligados pela matriz.


000001

CLIENTE

000001


14

13

509,50

50,92

498,03

000001

CLIENTE

000002


2

2

0,00

0,00

0,00

000001

CLIENTE

000003


14

13

509,50

50,92

498,03

000001

CLIENTE

000004


2

2

0,00

0,00

0,00

000001

CLIENTE

000001


32

30

1019,00

101,84

996,06


5)        Situação

       É a situação cadastral do cliente. Quando da inclusão de um novo cliente só está disponível a situação "ativo", que pode ser modificada após a finalização da inclusão do cliente.


6)        Cliente / filial


Indica se o registro refere-se a um cliente ou é uma filial (utilizado para informar os dados da matriz e das filiais da empresa, sua empresa usuário do sistema Sidicom e não a empresa de seu cliente). Só que este campo não pode ser modificado aqui no cadastro do cliente. Para isso, deve-se ir até a tabela de Filiais.

Quando o cliente for uma “filial”, aparecerá abaixo um campo referente ao Simples Estadual. Funciona somente para Estados da Federação que possuam esta situação tributária (que não gera créditos de ICMS) e para identificar se a filial se enquadra dentro dessas regras. O padrão é estar marcado como “não usa”. No caso de que se aplique esta situação de simples estadual, há duas opções: com base ICMS (o valor do ICMS fica zerado, mas a base de cálculo não) ou sem base ICMS (o valor do ICMS e da base de cálculo ficam zerados).

Sidicom - Sistemas de Informação.