Incluindo novos clientes
Cadastros > Clientes > Cadastro de Clientes
Para cadastrar um novo cliente no sistema deve ser atribuído um código para ele. Isso pode ser feito de forma manual (digitando o numero desejado no campo “código”) ou automática, ativando o botão “novo cliente”, na borda superior da tela. Neste último caso o sistema irá começar a buscar o primeiro código livre a partir do numero que estiver no numerador automático de clientes, que está em numeradores automáticos.
Para consultar se um cliente já está cadastrado, basta ativar a consulta, clicando na pasta amarela ao lado do campo código ou teclando F4 quando o cursor estiver nesse campo.
O cadastro de clientes tem alguns campos iniciais de informações e depois diversas "fichas" onde tem mais informações referentes ao cliente. Na inclusão de um novo cliente algumas dessas fichas estarão desabilitadas, só ficando disponíveis depois que o cliente for incluído no sistema.
Os campos do cadastro são:
1) Código
Este campo informa o código do cliente no sistema. É criado automaticamente após clicar no botão “Novo Cliente”, porém permite que seja cadastrado um código manualmente.
2) Nome
Nome fantasia do cliente. Quando não houver nome fantasia especifico digitar a razão social de forma inteira ou resumida. Este campo é o que vai aparecer na maioria dos relatórios e consultas em tela do sistema como sendo o nome do cliente.
3) Razão social
Razão social do cliente. No caso de pessoa física repetir o campo “nome”. Por padrão o sistema copia aqui o que foi digitado no campo "nome”. Este campo vai sair como sendo o nome do cliente em relatórios bem específicos, como na emissão de notas fiscais, cobranças bancárias e livros fiscais e opcionalmente nos relatórios de pedidos e romaneios de entrega.
4) Matriz
É uma forma de agrupar clientes do mesmo grupo que tenha mais de uma filial, com a finalidade de gerar informações totalizadas de venda no relatório de Vendas por cliente. Mostrando o total de cada filial e da matriz.
Ex.: Eu tenho o cliente 000001, 000002, 000003 e 000004. Todos pertencem ao grupo X que é o cliente 000001.
No cadastro dos clientes 000001, 000002, 000003 e 000004 eu coloco que a matriz é o cliente 000001. Quando gerar um relatório de Vendas por cliente marcando a opção de relatório “Cliente (agrupado por matriz)”, o relatório será gerado com um subtotal para o grupo de clientes ligados pela matriz.
000001 |
CLIENTE |
000001 |
14 |
13 |
509,50 |
50,92 |
498,03 |
|
000001 |
CLIENTE |
000002 |
2 |
2 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
000001 |
CLIENTE |
000003 |
14 |
13 |
509,50 |
50,92 |
498,03 |
|
000001 |
CLIENTE |
000004 |
2 |
2 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
|
000001 |
CLIENTE |
000001 |
32 |
30 |
1019,00 |
101,84 |
996,06 |
5) Situação
É a situação cadastral do cliente. Quando da inclusão de um novo cliente só está disponível a situação "ativo", que pode ser modificada após a finalização da inclusão do cliente.
6) Cliente / filial
Indica se o registro refere-se a um cliente ou é uma filial (utilizado para informar os dados da matriz e das filiais da empresa, sua empresa usuário do sistema Sidicom e não a empresa de seu cliente). Só que este campo não pode ser modificado aqui no cadastro do cliente. Para isso, deve-se ir até a tabela de Filiais.
Quando o cliente for uma “filial”, aparecerá abaixo um campo referente ao Simples Estadual. Funciona somente para Estados da Federação que possuam esta situação tributária (que não gera créditos de ICMS) e para identificar se a filial se enquadra dentro dessas regras. O padrão é estar marcado como “não usa”. No caso de que se aplique esta situação de simples estadual, há duas opções: com base ICMS (o valor do ICMS fica zerado, mas a base de cálculo não) ou sem base ICMS (o valor do ICMS e da base de cálculo ficam zerados).
Sidicom - Sistemas de Informação.