Plano de contas
PLANO DE CONTAS
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Aqui pode ser feito o cadastramento das contas de tesouraria, a consulta do plano de contas, e consulta rápida dos saldos e movimentação das contas de caixa e bancos.
PLANO DE CONTAS
Nesta ficha é feito o cadastramento e manutenção das contas do plano de contas, que é uma estrutura onde existem contas totalizadoras nas quais são somadas sub contas totalizadoras, nas quais são somadas as contas que recebem lançamentos. Crie uma estrutura que permita uma divisão prática e racional, o que vai ajudar nas totalizações. Exemplo:
Ativando a ficha “gride plano” você pode visualizar o plano de contas de forma que é mostrada no exemplo acima. Os campos do plano são:
- Código plano: código da conta no plano de contas, que possui até seis níveis. Você não precisa usar todos. Esta estrutura permite que as contas vão somando seus saldos nas contas superiores a elas e assim consecutivamente,
- Nome: nome da conta.
- Nível: indicado de forma automática pelo sistema, vai de 1 a 6 (quantidade máxima de níveis). Não é obrigatório fazer o plano usando todos os níveis, pode até ser misto: algumas contas usam estrutura até o nível 5 e outras até o nível 4 apenas, por exemplo. O que determina se a seqüência de contas chegou ao seu último nível é a indicação de que é uma conta que recebe lançamentos.
- Recebe lançamentos: indique que sim para as contas que vão efetivamente receber os lançamentos (as contas de caixa e banco). As contas totalizadoras (que ficam acima das que recebem lançamentos) somente acumulam saldos das que estão abaixo delas. Depois que uma conta foi criada não tem como ser alterada esta configuração.
- Conta: código reduzido para identificar a conta que recebe lançamentos. No momento de cadastrar você pode indicar um código de sua preferência, ou deixar que o sistema forneça o código automaticamente, deixando este campo em branco.
SALDOS
Visualização de forma rápida e resumida do saldo das contas dia a dia, de acordo com os filtros de datas e contas indicados.
- Saldo anterior: saldo da conta no início do dia.
- Débito: total de débitos no dia. O que determina se um lançamento vai a débito ou crédito é a configuração do comprovante! no qual foi lançado o movimento, na parte “movimento”, onde indica-se se vai a débito ou crédito. A configuração padrão do sistema Sidicom (pode ser que em sua Empresa esteja diferente) é que as entradas (receitas, depósitos) vão a débito e as saídas (despesas, transferências) a crédito.
- Crédito: idem anterior, só que para créditos.
- Saldo atual: saldo no final do dia ou saldo no momento no caso do dia atual.
MOVIMENTOS
Mostra uma relação detalhada de cada movimentação ocorrida nas contas e datas indicadas nos filtros.
Sidicom - Sistemas de Informação.
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