Venda Balcão (Varejo)
Vendas > Venda balcão (ECF fiscal)
Este programa registra vendas através de uma modalidade mais simplificada, direcionada principalmente ao atendimento de varejo, possibilitando utilização de leitores de códigos de barra e emissão de cupom fiscal através da modalidade concomitante (impressão do cupom vai sendo feita à medida que os produtos são lançados) ou centralizada (terminais fazem as vendas e um ou mais caixas imprimem o cupom fiscal dessas vendas num outro momento). Em configuração por terminal! existem vários parâmetros que regulam o funcionamento e a forma como alguns campos são manipulados na venda balcão. Em senhas e permissões! também são definidas configurações que definem que campos estarão habilitados e como vão funcionar dependendo do usuário.
Se o cadastro do cliente estiver bloqueado o sistema não permitirá fechar a venda. Dependendo das configurações do usuário nas senhas e permissões, quando o cliente tiver um problema de crédito a venda não será realizada. Esses problemas podem ser: excedeu limite de crédito, cheque em situação devolvido, reapresentado ou jurídico ou o cliente tem valores em carteira ou banco em aberto há um número maior de dias que a tolerância indicada em seu cadastro. Para visualizar o detalhe da situação do cliente e alterar algum desses dados (aumentar limite de crédito, renegociar dívidas) acesse o cadastro de clientes! .
Na venda balcão estão disponíveis as seguintes funções em suas respectivas fichas (que podem ser ativadas clicando nelas ou usando a tecla de função indicada em cada uma):
F8 - Caixa
Caixa
Código do operador de caixa! . Serve para que os valores das vendas fiquem vinculados ao operador de caixa responsável, caso sua empresa queira fazer o controle no relatório de movimento de vendas! . No caso de sua Empresa ter módulo de tesouraria! e o comprovante! usado na venda balcão ( indicado na configuração por terminal! ) estiver marcado para trabalhar com tesouraria, tem que ser indicado o operador de caixa que tenha relação com uma conta de caixa na tabela da tesouraria, para que os valores dos pedidos caiam nessa conta de caixa. Caso contrário, o sistema vai acabar perguntando qual a conta de caixa ao final de cada venda fechada.
Comprovante de venda
O sistema mostra o comprovante que será usado para registrar a venda ( indicado na configuração por terminal! ) e a série, podendo esta última ser modificada. O funcionamento da série está determinado na tabela de comprovante! .
Impressora fiscal
Havendo uma impressora fiscal conectada e habilitada no computador ( isso é definido na configuração por terminal! ), será mostrada a situação da impressora fiscal, ficando à disposição do usuário as seguintes funções específicas da impressora fiscal:
• Relatório do caixa – leitura X: faz o relatório de leitura x, aonde são mostrados todos os totalizadores fiscais.
• Fechamento do caixa – redução Z: é o procedimento que deve ser executado para trocar a data de processo da impressora fiscal, passando para o dia seguinte. Junto sai um relatório de leitura X.
• Cancela cupom corrente: ao cancelar uma venda o sistema já manda automaticamente cancelar o cupom que está sendo impresso no momento, mas em casos que por algum erro a impressora não obedeceu e ficou com um cupom impresso pela metade, será preciso usar esta função para cancelá-lo.
• Cancela último cupom impresso: cancela o último cupom fiscal que foi impresso, totalizado e fechado. Isto cancela somente o cupom na impressora. Para cancelar a venda no sistema siga os procedimentos explicados mas abaixo no manual na ficha “Devolução”, aonde pode ser feita uma devolução da última venda ou de qualquer venda anterior. Na impressora fiscal você conseguira cancelar somente a última venda. Se foi iniciada a impressão de uma nova venda, mesmo que cancelada no meio, o cupom fechado anteriormente já não poderá ser cancelado através deste recurso. Para fazer isso ou para cancelar um cupom anterior ainda, deverá ser emitida uma nota fiscal de entrada para o cliente (manualmente ou fazendo um lançamento em movimentos de venda, devoluções e interno! para imprimir a nota de entrada pelo sistema), anexar a primeira via do cupom fiscal entregue pelo cliente à nota de devolução e encaminhar ao contador para fazer o estorno dos totais da impressora fiscal. No caso de troca de mercadoria, a saída deverá ser registrada como uma venda normal com emissão de cupom fiscal. Consulte seu contador para verificar se o procedimento sugerido é o mais adequado para sua Empresa.
• Abertura do caixa: função disponível apenas para alguns modelos de impressora fiscal, servindo para habilitar o início das vendas depois de uma redução Z.
• Troca de bobina: função disponível apenas para alguns modelos de impressora fiscal, usada para trocar a bobina. Nas impressoras que não têm esta função, antes de trocar a bobina você deve efetuar uma leitura X, avançar o papel até o fim (nunca corte a bobina), colocar uma bobina nova e fazer uma nova leitura X antes de registrar a próxima venda. Toda bobina deve iniciar e finalizar em uma leitura X. Consulte seu contador para verificar se o procedimento sugerido é o mais adequado para sua Empresa.
CaF1 - Cliente
Aqui deve ser indicado o cliente que está fazendo a compra. Por padrão o sistema traz de forma automática o que está definido na configuração por terminal! no campo “consumidor final”. Para trocar o cliente digite o seu código ou ative a consulta teclando F4. Teclando F1 você terá acesso ao cadastro completo do cliente, inclusive os históricos de vendas, dívidas, etc., que estarão disponíveis dependendo da sua senha. Se for preciso que no cupom fiscal o cliente saia com outro nome, endereço, cpf, cnpj, inscrição, mas não for desejado cadastrar um novo cliente (muito usado no caso de consumidor final), basta avançar para os campos com tab ou com o mouse para modificar essas informações diretamente, sendo que elas vão sair no cupom fiscal, mas não ficarão gravadas no sistema.
Funcionário do convênio
Somente aparece quando o cliente, no seu cadastro ( clientes! ), tiver o campo “empresa tem convênio” marcado, o que significa que há um convênio em que seus funcionários fazem compras e são depois descontados em folha. A relação de funcionários está no cadastro de conveniados!. Em “endereço cupom” você pode escolher se o cupom fiscal será impresso com o endereço do funcionário (residencial) ou do convênio (empresa conveniada).
Tele entrega (tele vendas na venda balcão)
Quando na configuração por terminal! estiver marcado o campo “ pesquisa tipo ‘tele venda’ ”, a consulta ao cadastro de clientes (F4) será diferente, pois permite que o cliente seja pesquisado pelo seu número de telefone (para pesquisar pelo nome clique na pasta amarela ao lado ou tecle F4 com o cursor estando no campo). Se existir um cliente cadastrado com o número indicado o sistema traz na tela alguns dados do mesmo, permitindo que as informações sejam alteradas (menos o telefone, que só pode ser modificado entrando na tela de cadastro de clientes! usando a tecla F1). Se não existir, o usuário poderá cadastrar o cliente nessa mesma tela, informando os campos que aparecem. Existe um botão que permite incluir mais clientes no mesmo telefone ( “inclui com mesmo telefone”).
Trocando de cliente
Mesmo depois de já ter indicado um cliente e de digitar produtos na venda, o cliente pode ser trocado, voltando à ficha “Clientes" e alterando o cliente.
F2 - Produtos
Aqui são lançados os produtos vendidos. Indique a quantidade e código do produto (ou ative a consulta teclando F4). Se usar código de barras apenas passe o leitor no produto. Para quantidades maiores que 1 você pode primeiro digitar a quantidade e depois passar o leitor no produto uma única vez. O preço vira de forma automática em base à lista de preços indicada na configuração por terminal! . Dependendo das suas permissões de usuário você poderá alterar o preço do produto manualmente ou informar um desconto para o produto.
Na metade inferior da tela vão sendo relacionados os produtos lançados na venda. Para eliminar um item lançado tecle F12 ou clique nele e tecle “delete”. Para cancelar toda a venda tecle Esc. O sub total é sempre mostrado na parte inferior esquerda da tela. Para ir à tela de fechamento da venda tecle F5 ou clique na ficha “F5- fechar”.
F5 - Fechar
Nesta ficha estão as indicações necessárias para o fechamento final da venda, que vão estar habilitadas dependendo das senhas e permissões! do usuário e da configuração por terminal! .
• Condição de pagamento: condição de pagamento! da venda. Para vendas feitas ao cliente “consumidor final” só serão aceitas condições de pagamento à vista.
• Vendedor: vendedor! que efetuou a venda. Se na configuração por terminal foram ativados os campos “vendedor 2 e vendedor 3”, eles vão aparecer na venda balcão para que o usuário informe.
• Desconto %: desconto percentual a ser aplicado sobre o valor total da venda. O sistema não vai aplicar este desconto em produtos que já tenham um desconto indicado na ficha “F2- produtos”. Produtos que tenham indicado um desconto máximo na lista de preços só vão ter desconto calculado até esse limite, mesmo que o desconto % digitado aqui no total da venda balcão seja maior. Se a condição de pagamento! utilizada tiver desconto global e nas senhas e permissões! do usuário estiver marcado para usar desconto da condição de pagamento, o sistema vai trazer esse valor de forma automática para este campo.
• Desconto valor: desconto direto em valor. ATENÇÃO: o sistema não fará nenhum controle de desconto máximo do produto ou se o produto já teve desconto informado na ficha “F2- produtos”. O único limite para o desconto valor é o valor total da venda.
• Acréscimo %: percentual de acréscimo a ser aplicado sobre o total da venda. Se a condição de pagamento! utilizada tiver acréscimo financeiro e nas senhas e permissões! do usuário estiver marcado para usar acréscimo da condição no final da venda, o sistema vai trazer esse valor de forma automática para este campo.
Para lançar a venda no sistema tecle F5. Para alterar os produtos incluídos na venda, volte à ficha F2- Produtos. Para alterar o cliente, volte à ficha F1- Cliente, que o sistema vai permitir modificar o cliente sem perder os dados da venda.
Depois de lançar a venda o sistema vai mostrar o número do movimento e disponibilizará ao usuário o preenchimento de um campo de observação. O objetivo é servir de identificação do cliente e da venda na modalidade de caixa centralizado. Digite na observação o nome do cliente ou anote e passe para o cliente o número do movimento. Na lista de vendas a imprimir na tela do caixa centralizado (F10- Emissão) a observação e numero do movimento estarão na tela para facilitar a identificação.
Se a condição de pagamento! usada na venda tiver marcada em sua configuração que “Modifica débito manualmente”, após a confirmação do lançamento o sistema vai mostrar uma tela relacionando as prestações calculadas, permitindo modificar os seguintes campos:
• Vencimento: data de vencimento da parcela.
• Valor: valor da parcela.
• Banco: indica onde será feita a cobrança. Vem da tabela de bancos! .
• Observação: observação específica para ficar no contas a receber dessa parcela.
• Bloqueto: número do bloqueto (se disponível no momento).
Fe Formas de pagamento
Se a condição de pagamento! usada na venda for do tipo à vista e no sistema estiverem configuradas formas de pagamento!, o sistema vai mostrar uma tela para que o usuário indique de que forma o cliente fez o pagamento, podendo haver mais de uma forma de pagamento na mesma venda.
F9 - Devolução
Nesta ficha aparecem todas as vendas realizadas no dia indicado no campo “data pesquisa”. Para pesquisar um cupom fiscal específico informa o número no campo “cupom”. Existem as seguintes opções para executar sobre a venda selecionada:
• Devolução total: teclando enter o sistema faz a devolução de todos os produtos da venda selecionada.
• Devolução parcial: teclando F4 o sistema mostra os produtos da venda selecionada, permitindo que sejam indicados apenas alguns produtos para devolução.
• Nota fiscal: teclando F12 o sistema possibilita a emissão de nota fiscal de um cupom fiscal. O sistema utilizará o comprovante e série indicados na ficha referente à venda balcão na configuração por terminal!.
Ao registrar uma devolução o sistema grava um movimento de devolução usando o comprovante indicado na configuração por terminal!. O estoque dos produtos devolvidos vai entrar no estoque e no relatório de movimentos de venda, devoluções e interno!(usado entre outras coisas para totalizar as vendas e demais operações da loja no dia). Se a venda selecionada é a prazo, a devolução também vai ser lançada no contas a receber, mas com sinal negativo, significando um crédito em favor do cliente.
Para emitir uma nota fiscal de devolução em formulário contínuo ou para efetuar uma devolução quando não foi possível identificar a venda respectiva, você deve realizar esse lançamento em movimentos de venda, devoluções e interno! .
Na configuração por terminal! pode-se indicar que seja proibido fazer devoluções ou liberar devoluções somente através da senha gerencial. Se nada for indicado as devoluções estarão liberadas para qualquer usuário.
F10 - Emissão
Esta ficha fica disponível somente quando na configuração por terminal! estiver indicado na parte da impressora fiscal que será usada a modalidade “caixa centralizado”.
Na tela vão aparecer as vendas feitas pelos terminais que não tem impressora fiscal, possibilitando ao operador emitir o cupom fiscal das vendas. Para identificar podem ser usados os dados que aparecem na tela, sendo os principais o nome do cliente e a observação (no caso de consumidor final pode ser digitado o nome do cliente na observação no momento de fechar a venda, confirma explicado na ficha F5- Fechar). Existem as seguintes opções à disposição:
F4 - Busca venda pendente
Teclando F4 o sistema faz uma nova pesquisa atualizando na tela todas as vendas feitas pelos terminais e que ainda não tiveram seu cupom fiscal impresso.
Emissão do cupom fiscal
Teclando enter sobre a venda desejada o sistema vai mostrar algumas informações sobre a venda (valor, condição de pagamento), sendo possível ao usuário indicar o valor pago (para calcular o troco) e alterar o nome, endereço, cnpj / cpf e inscrição do cliente. Esta modificação dos dados do cliente é usada quando a venda foi lançada no consumidor final, mas é preciso que no cupom seja impresso um outro nome e demais informações citadas. Os dados serão impressos no cupom, mas no sistema esses dados não ficarão gravados.
Sidicom - Sistemas de Informação.
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